« Notícias anteriores Notícias mais recentes »
Sibiu/Hermannstadt, 26.09.2011
Estudos da imigração alemã no Brasil e na Romênia. Em visita da A.B.E. ao centro da comunidade evangélica alemã de Sibiu, antiga Hermannstadt, principal cidade da região de Sienenbürgen, deu-se procedimento a ciclo de estudos dedicado à imigração alemã em cotejos transculturais. A cidade, que foi capital européia da cultura, e que foi marcada na sua história e vida cultural pelos alemães, vem experimentando consequências da emigração intensificada após o término do regime comunista. A problemática sócio-cultural na Rumênia foi tratada sob o aspecto artístico na exposição de Kristian Schuller (Paris), de título Portraits Transsilvania, realizada no pátio da Casa Teutsch.
Sibiu/Hermannstadt, 25.09.2011
Tradições populares romenas e brasileiras. O complexo museal Astra, da cidade de Sibiu (Hermannstadt), desenvolve, através dos seus vários institutos e departamentos, programas de pesquisas e eventos de natureza etnológica. Em festival dedicado a danças e apresentações musicais tradicionais rumenas puderam ser consideradas afinidades com expressões culturais brasileiras apesar das diferenças de contextos. As reflexões foram desenvolvidas com base nos estudos que vêm sendo realizados pela A.B.E..
Curtea de Arges, 24.09.2011
Simpósio "Sfântului Neagoe Basarab Print al Pacii si al Culturii". Realizou-se, sob o patrocínio da Arquidiocese de Curtea de Arges, Rumênia, simpósio dedicado ao papel cultural desempenhado por Neagoe Basarab (1481-1521), rei da Valáquia e santo na Ortodoxia. Considerou-se a atualidade dos estudos, relevantes também para uma consideração mais diferenciada dos contextos globais europeus no confronto com o mundo islâmico à época do Descobrimento do Brasil.
Rümlingen, Suíça, 21.09.2011
Festival Rümlingen de Música Nova, Teatro e Instalações. Realizar-se-á, no dia 25 de setembro, nova edição do Festival Rümlingen, com leituras de J. Laederach, K. Merz e P. Weber e lançamentos de livros. O tema do evento é „Dentro no local“. Seguir-se-á uma peregrinação a „locais de imaginações sonoras“: Cachoeira, Relva, Roça, Túnel. Os ouvintes devem escolher entre uma dessas rotas. As imaginações sonoras são de composição de autores provenientes de vários países, entre êles P.Ablinger, C. Arditto, M. Báng, A. Curran, P. Frank, J. Frey, T. Johnson, E. Stiebler, P. Streiff, M. Tsangaris, C. van Eck, H. Wüthrich. O Festival termina com uma refeição em sítio de camponeses. Com esse programa, o festival leva mais uma vez os seus participantes à natureza da paisagem do Jura. Diferentemente de festivais anteriores, não haverá eventos sonoros. Os participantes trarão os seus próprios sons e devem realizá-los no seu ouvido interior, incentivados pelas concepções dos compositores. (Lukas Ott)
Frankenberg, Saxônia, 21.09.2011
Estudos culturais da imigração alemã: 40 anos. Registra-se a realização de sessão pela passagem dos 40 anos da sessão inaugural dos trabalhos de processos imigratórios no contexto Brasil-Alemanha conduzidos no âmbito do movimento de renovação dos estudos culturais fundado em São Paulo, em 1968. Essa sessão ocorreu no dia 28 de agosto de 1971, sendo que o concerto inaugural incluiu obras de Herbert Baumann, Henk Badings, Hans Georg Burghardt, Julius Weismann e Kurt Hessenberg. Foi seguida por uma viagem de pesquisas pelos estados do sul do Brasil e múltiplos estudos e eventos nas décadas seguintes, no Brasil e na Europa. Recordou-se, na sessão de Frankenberg, a reedição de estudo do Pe. Arsênio José Schmitz realizado, em 1974, para o Biênio da Imigração e Colonização do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Prof. Pe. Matias M. Lenz S.J. e apresentado como dissertação à Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Nos anexos, o autor oferece de forma pioneira uma lista de imigrantes realizada após anos de pesquisas em arquivos, com data de entrada, origem, dados fornecidos pelos imigrantes, local de falecimento e sepultura, além de outras informações e indicações documentais. (Schmitz, Arsênio José, Uma nova imagem para Nova Petrópolis: Estudo sobre a imigração e a aculturação, Nova Petrópolis: Amstad, 1998).
Dimensões do pensamento de Rabindranath Tagore (1861-1941). No âmbito do ciclo de estudos realizados pela ABE no corrente ano no Oriente, em particular em Goa e em Cochin, dedicado aqui sobretudo à questão de mudança de sistemas referenciais histórico-culturais e de imagens após a integração na União Indiana de antigos territórios coloniais (https://revista.brasil-europa.eu/131/Indice_131.html), levantou-se a questão das dimensões e da atualidade do pensamento de Rabindranath Tagore pelos 150 anos de seu nascimento e 70 de sua morte. As reflexões, em andamento para além de fronteiras nacionais, referem-se à análise de seu pensamento e de sua compreensão do Hinduísmo à luz dos esforços atuais de de-colonização do Cristianismo na India. O debate tem, porém, dimensões que transcendem o contexto indiano, pois diz respeito a comparações de ordenações de imagens no edifício da concepção do mundo. Os resultados dos estudos serão publicados.
Zittau, Alemanha, 19.09.2011
400 aniversário de Andreas Hammerschmidt (1611/12-1675). Zittau, uma das maiores cidades do Oberlausitz, no sudeste da Saxônia, na fronteira da Alemanha com a Polonia e a República Tcheca, foi visitada pela A.B.E. no ano de Andreas Hammerschmidt, compositor de significado sobretudo no âmbito da música sacra evangélica. Nascido em Brüx, na Boêmia, viveu desde 1626 na Saxônia. A partir de 1639 tornou-se organista da Igreja de São João de Zittau. Essa igreja, de remotas origens, já documentada em 1291, foi importante centro musical. Destruída em incêndio em 1757, foi reinaugurada em 1837. Na obra de Hammerschmidt constata-se a influência da nova música italiana em formas musicais do século XVI na tradição de H. Schütz. Dedicou-se ao Diálogo, como forma especial do Concerto Espiritual (Dialogi, 1645; Musicalische Gesprächen über die Evangelia, 1655/56). A obra de Hammerschmidt foi estudada e divulgada no Brasil desde fins da década de 60, salientando-se, aqui, membros do Conjunto Paraphernália, assim como os regentes Roberto Schnorrenberg e Luiz Roberto Borges.
Alkmaar, Países Baixos, 18.09.2011
Projetos de estudos euro-brasileiros dos Países Baixos. Nessa cidade da Holanda do Norte, que é considerada como símbolo da liberdade dos Países Baixos por ter resistido aos espanhóis, em 1573 (Alcmaria victrix), decidiu-se a realização de um ciclo de estudos dedicados às relações histórico-culturais entre a Península Ibérica e os Países Baixos no seu significado para os estudos euro-brasileiros.
Callantsoog, Países Baixos, 17.09.2011
“O Homem não nasce como Homem, mas é educado para o ser (Humano)“. Erasmus de Rotterdam (1469-1536): 475 anos de morte. Um dos vultos dos Países Baixos considerados sob a perspectiva dos estudos culturais em contextos globais da A.B.E. é o de Erasmus de Rotterdam, um dos principais representantes do Humanismo europeu, até hoje presente em programas de estudos e de intercâmbio. De sua grande obra, reconsiderou-se o „Instituto Principis Christiani“, na qual salienta o significado de princípios éticos para o chefe de govêrno e para a política.
Letos na colonia Nova Europa no início do século. Em pesquisas, Gustavo Stteel constatou que o seu avô Rodolfo Stteel é descendente dos letos Ernesto e Anna Stteel letos que chegaram ao Brasil em 1907, vindos para a colonia de Nova Europa. Para a continuidade dos estudos, agradece-se a colaboração de pesquisadores que se dediquem a estudos referentes à colonia Nova Europa.
Porto, 16.09.2011
O símbolo do arco-íris na cultura portuguesa. A Arquiteta Alda Santos, Porto, partindo das reflexões tecidas por ocasião da visita da A.B.E. ao museu ao ar-livre de Skógar, Islândia (https://revista.brasil-europa.eu/132/Skogar.html) lembra que, ao contrário de Honolulu, onde atuou na comunidade luso-havaiana, o arco-iris é um fenômeno raro de observar-se em Portugal. Apesar disso, o seu símbolo está presente na cultura popular portuguesa, por ex. nos „contos do arco da velha“.
Belém, Pará, 13.09.2011
A criança e o adolescente no Marajó. Registra-se a realização, no dia 13 de setembro, da palestra „A criança e o adolescente no Marajó“ de Nazaré Sá, do Forum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Cláudia Renata Santos, Coordenadora do Programa de enfrentamento ao trabalho infantil e doméstico CEDECA.
Ilhéus, Bahia, 09.09.2011
Estudos na área do Ensino de Letras no Litoral da Bahia. Maria Goretti dos Santos Silva, mestra em Letras, Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e especializanda em Mídias Educacionais pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, é especialista em docência do Ensino Superior pelas Faculdades Montenegro e em Espanhol como Língua Estrangeira pela UESC, desenvolvendo trabalhos de pesquisas paralelamente às suas atividades de tutora de Letras da UESC/EAD, polo de Itabuna. Esses trabalhos são realizados em conjunto com as suas atividades como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Noécia Vidal Cavalcante no município de Canavieiras, Bahia.
Alteralidade musical na Europa no século XIX. Realizou-se, de 24 a 27 de agosto de 2011, em La Côte Saint-André (Isère), França,colóquio internacional organizado pela Universidade de Nice-Sophia-Antipolis, Universidade de Sorbonne e Centro Internacional de Pesquisas Interdisciplinares em Etnomusicologia na França, intitulado de Fascinantes étrangetés. Nele tomaram parte, entre outros, Dr. R. Bäcker, membro do ISMPS, Professor da Escola Superior de Música de Barcelona, e a especialista em música tradicional portuguesa Dra. A. Cauffriez, que participou do Congresso „Brasil-Europa 500 anos“ em 1999 , com uma exposição sobre o Museu de Instrumentos Musicais de Bruxelas. Também esteve presente a jovem pesquisadora Juliana Pimentel, nascida em São Paulo, formada na Alemanha e na França e que prepara o seu doutoramento na França sobre a Tarantela. O evento teve como objetivo instaurar uma reflexão pluridisciplinar sobre a descoberta da alteralidade musical na Europa no século XIX e suas consequências quanto à emergência de uma nova forma de composição musical e de novos horizontes multiculturais do Ocidente. O evento retomou, assim, um complexo temático tratado em vários contextos pela A.B.E. e pelo ISMPS. (R.Bäcker)
Ribeirão Preto, 01.09.2011
Obra de João de Deus de Castro Lobo (Vila Rica 1794-Mariana 1832). Registra-se a apresentação, no dia 31 de agosto, da Abertura em Ré maior do compositor mineiro em concerto da USP-Filarmônica, orquestra acadêmica do Departamento de Música da FFCLRP-USP, cujos músicos são bolsistas da Reitoria da USP. O programa incluiu obras de Bach, Mozart e de José Gustavo Julião de Camargo (*1961)
Rio de Janeiro, 28.08.2011
Polonia-Brasil- Estudos genealógico-culturais. Lucienne Fernandes Symnowicz, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, entra em contato com a A.B.E. colaborando com os seus estudos genealógico-culturais relacionados com a Polonia. É neta de poloneses - seu avô Francisco Symnonowicz foi casado com Ana Timofej, russa de nascimento. Viveram em Minsk, Rússia, e também na Polonia. Lutou na Revolução Comunista e veio, com a sua mulher, para o Brasil na década de 20 do século XX. Não vieram como imigrantes. Viveram em Santos. A sua mãe Helena Symonowicz e seus irmãos Alexandre e Pedro nasceram na Polonia, a mais nova, Nina, em São Paulo. (L. F. Symnonowicz)
Mühlheim an der Ruhr, 25.08.2011
Desenvolvimento de conhecimentos nas ciências naturais e modêlos teóricos nos estudos culturais. Com a participação de membros da A.B.E. e especialista da sociedade Max-Planck realizou-se encontro em círculo reservado onde desenvolveram-se reflexões interdisciplinares voltadas à atualização de modêlos teóricos nas ciências humanas relacionados com modêlos de pensamto na química e na física. Pelas suas origens, a organização de estudos de processos culturais, fundada em São Paulo, em 1968, orienta-se nas suas análises segundo modêlos de processos naturais estudados pela química e mecâmica, relacionando-os com a Teoria da Comunicação. Nos anos 90, procedeu-se a atualizações segundo a Teoria Sistêmica segundo N. Luhmann.
Ribeirão Prêto, 22.08.2011
Programa musical do 8° Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas. De 21 a 24 de agosto de 2011 realiza-se o 8° International Congress of Pharmaceutical Sciences da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP e da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas. No seu âmbito, realiza-se concerto sinfônico da USP-Filarmônica. O programa inclui obras de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832), José Maria Xavier (1819-1887) e Edmundo Russomanno (1893-1963), além de composições dos regentes responsáveis pelo programa, uma fantasia sobre canção caipira de R. Russomanno Ricciardi (*1964) e um concerto para viola caipira de J. G. Julião de Camargo (*1961).
São Paulo, 18.08.2011
Intensas atividades de fomento de tradições culturais. O núcleo da região „entre serras e águas“ da Comissão Paulista de Folclore desenvolve no mês de agosto um intenso programa dedicado a estudos e à divulgação de tradições culturais. Sob a direção geral da Profa. Neide Rodrigues Gomes, realizam-se inúmeras palestras, aulas e seminários. Na cidade de Ourinhos, efetivou-se um curso sobre a música grupos rituais; mais de 80 professores da rêde de ensino participaram das sessões dedicadas ao desenvolvimento de um repertório escolar fundamentado culturalmente. Em Joanópolis, pelos cem anos da Escola Estadual João Ernesto Figueiredo, realizou-se uma apresentação do coral de pessoas de terceira idade com músicas das décadas de 30 e 40 do século XX recolhidas da tradição oral. Na Câmara Municipal, pelo dia da emancipação política do município, houve sessão solene, com vasta programação cultural. Em Atibaia, realiza-se palestra sobre o „mês do Folclore“, seguindo-se um forum. Formar-se-á uma comissão de avaliação de projetos de cultura tradicional. Na Universidade do Estado de São Paulo, realizar-se-á uma conferência sobre as tradições relativas ao Divino Espírito Santo e sua revitalização no Estado. (N.R.Gomes)
Chapada dos Guimarães, 16.08.2011
Antropologia Social: estudos da juventude Bororo. A pesquisadora Maria Luisa Jimenez Jimenez, doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Granada, Espanha, atualmente vivendo no Mato Grosso, desenvolve, em convenio com a Universidade Federal do Mato Grosso, pesquisa sobre a juventude indígena Bororo e suas perspectivas de futuro em um mundo globalizado. Estuda, em particular, a aldeia Córrego Grande no Mato Grosso. Passando a fazer parte como membro correspondente da A.B.E., procura apoios e cooperações para a sua pesquisa. (M. L. J.Jimenez)
Rio de Janeiro, 15.08.2011
Lançamento do livro Brasil e Renascença: a cultura clássica na origem do Brasil. Durante o XV Congresso Nacional de Lingística e Filologia, organizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, que ocorre entre 22 e 26 de agosto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Letras (Uerj, campus Maracanã, 11º andar), acontecerá o lançamento do livro Brasil e Renascença: a cultura clássica na origem do Brasil de autoria de Leonardo F. Kaltner, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. O lançamento será no dia 24 de agosto. (L.Kaltner)
Pesquisa de quilombos e estudos culturais matogrossenses. A bióloga, pesquisadora e professora de matemática Cleonice Terezinha Fernandes, vinculada à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Mato Grosso como bolsista de doutoramento em Portugal, e à Universidade de Cuiabá UNIC, entrou em contato com a A.B.E. para a colaboração em pesquisas da organização. Desenvolve estudos em grupos de quilombolas, em número expressivo na região. Conta com uma experiência acerca de uma „roda“ de leitura com lideranças de quilombos de Poconé, MT, no ano de 2010, subsidiada pelo SEBRAE/MT, órgão a que prestou consultoria. Foram encontros quinzenais com lideranças de 15 quilombos da região e que deram origem a uma publicação com relatos e narrativas da memória viva na região. Interessa-se em particular pelo quilombo esquecido de Tereza de Benguela (Quariterê) e pela cultura da região „abandonada“ de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital do Mato Grosso. No âmbito indígena, interessa-se em especial por questões relativas à adolescência Bororo.
Piracaia, 09.08.2011
8° Forum das Coisas do Arco da Velha. O evento teve a sua origem na região bragantina (São Paulo), juntamente com o núcleo „Pé da Serra“ da Comissão Paulista de Folclore. O evento tem como objetivos valorizar a cultura brasileira através do seu patrimônio material e imaterial, discutir ações de conscientização da importância do patrimônio oral, e possibilitar a vivência de danças, músicas, poesias e outras manifestações desse patrimônio. Uma de suas finalidades é a de contrapor-se ao hallowen de origem celta, que vem sendo introduzido nas escolas brasileiras.Os pesquisadores de cultura tradicional brasileira participantes procuram salientar no evento que o patrimônio cultural brasileiro possui grande quantidade de mitos, não sendo necessário introduzir no ensino lendas e mitos alienígenas. Assim, serão apresentados trabalhos referentes a mitos e lendas da região, por exemplo referentes a lobisomens e tratados assuntos concernentes a sacís e sua importância na preservação do meio ambiente. Será lançado o livro „Cantar e Estorias“, de José Alaercio Zamuner. Participarão o grupo de Catira de Joanópolis, a Congada Azul de Atibaia, e a Orquestra de Viola Caipira „Matutos da Mantiqueira“. (W. Cassalho)
1° Concurso Internacional de Corais. No âmbito do 2° Festival Internacional de Regência, realizado sob a direção de Sergio Chnee, ocorrerá o 1° Concurso Internacional de Corais. O evento é abero a qualquer grupo coral de pelo menos quatro integrantes, seja êle amador, profissional, brasíleiro, estrangeiro, infantil, jovem ou adulto. O concurso é aberto a todos os grupos, não havendo restrições quanto a um número máximo de participantes. Os grupos poderão se apresentar a capella ou com acompanhamento instrumental. (S. Chnee)
Rio de Janeiro, 03.08.2011
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Entre os dias 22 a 26 de agosto de 2011, acontecerá o XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, organizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL). O evento será sediado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no campus Maracanã. O evento homenageará este ano o renomado filólogo e romanista Ismael de Lima Coutinho (1900-1965). (L. Kaltner)
Belo Horizonte, 24.07.2011
Arquiteta Clarisse Martins Villela. A Profa. Arq. Clarrise Martins Villela, Professora da Universidade Federal de Ouro Preto e doutoranda da Universidade de São Paulo, estudiosa de História da Arquitetura, integrou-se no círculo de membros da Academia Brasil-Europa.
Angra do Heroísmo, 24.07.2011
Festival Cais de Agosto na Ilha do Pico/Açores. Decorrerá, de 27 a 31 de julho, no concelho de São Roque, na Ilha do Pico, evento festivo que incluirá desfiles, grupos folclóricos, regatas, concertos e, sobretudo o VI Festival de Bandas Filarmónicas. Dele participarão bandas de várias regiões do ilha do Pico, da ilha de São Miguel e, de Portugal continental, virá a Filarmónica do Centro Cultural Azambujence. Os Açores contam com relevante tradição de bandas de música. (C. Leandro)
Coimbra, 22.07.2011
Why „Culture“? Coimbra International Conference on the Semantics of "Culture". Call for Papers. Realiza-se, na Universidade de Coimbra, de 24 a 26 de novembro de 2011 uma conferência internacional em semântica de „cultura“. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa „Individuation of Modern and Contemporary Society“ (I.M.C.S. ) da unidade de pesquisa „Languagem, Interpretation, and Philosophy“ (LIF) em colaboração com o Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade. Os resumos de conferências devem ser apresentados antes do dia 20 de setembro. O resumo não deve exceder a duas páginas A 4 e ser acompanhado por uma breve nota biográfica. Como referências para a preparação de exposições a serem submetidas servem os seguintes tópicos:
The semantics of "Culture" and "Manners", "Customs", "Moeurs", "Mode" in XVIII Century in philosophical and literary Texts.
The philosophical use of "Culture" since Kant and Herder.
Sociology and Philosophy of Culture (G. Simmel, E. Cassirer).
The culture of "Culture" and the formation of a Culture of Taste in XVIII Century from Montesquieu and Burke to Kant.
"Culture" as Bildung and the semantics of Genius.
"Culture" as an historical concept and a descriptive analytical tool.
"Culture" and the hermeneutical triad of Action, Symbol and Text.
The semantics of "Culture" in modern society and the evolution of the distinction civilized / barbarian.
"Culture" in organizations.
-Comparison through symbolic borders and the comparative use of "Culture".
-"Culture" and "pop-culture".
"Culture", mass media and the mediation of knowledge
Post-Colonial, Globalized Horizons of “Culture” and hybridizations
Requiem e sepultamento de S.A.I.R. Otto von Habsburg (1912-2011). Celebrou-se, na Catedral de Santo Estevão, em Viena, Requiem pela alma do filho do último imperador da Áustria e rei da Hungria. O sepultamento deu-se na cripta dos Capuchinhos de Viena, onde se encontram os restos mortais de grande número de imperadores. As solenidades fúnebres terão prosseguimento na Hungria, onde o seu coração será sepultado no Mosteiro Beneditino de Pannonhalma. Como Príncipe Herdeiro, teria sido soberano da Monarquia Dupla Áustria-Hungria. Estreitos são os elos dos Habsburgs com a história do Brasil e de Portugal. O vínculo histórico mais significativo é aquele resultante do fato de ter sido austríaca a primeira imperatriz do Brasil, D.Leopoldina. No exílio, como consequência da Primeira Guerra, os Hbsburgs encontraram abrigo na Madeira, onde a memória dessa presença é conservada na Igreja do Monte. Otto von Habsburg destacou-se na política européia, sendo um dos principais representantes dos anelos pela união dos países europeus .Foi presidente de honra da União Paneuropéia Internacional. As concepções do paneuropeísmo foram discutidas sob a perspectiva euro-brasileira pela A.B.E. por último em encontro realizado em Bad Wissee, Baviera, em 2009.
Ilha do Pico, 15.07.2011
Festas de Santa Maria Madalena nos Açores. Realizar-se-ão, de 20 a 24 de julho, no concelho de Madalena, na ilha do Pico, as tradicionais festas de Santa Maria Madalena, de significado para os estudos culturais dos Açores. O programa inclui cortejos com a execução de marchas e apresentação de bandas locais e do continente. (C.Leandro)
Lages/Açores, 11.07.2011
Festa do Emigrante e Encontro de Folclore na Ilha das Flores. Realizar-se-á, de 15 a 18 de julho, no concelho das Lajes na ilha das Flores, Açores, a XXVI Festa do Emigrante. Da programação tomarão parte grupos brasileiros. Além de grupos açorianos virão artistas do continente. No dia 16 de julho, terá lugar o II Encontro de Folclore, com desfile a atuações dos grupos participantes. Haverá apresentações de marchas e um cortejo do Divino Espírito Santo, além de exposições e palestras. (C. Leandro)
Rio de Janeiro, 06.07.2011
Lançamento de Livro no Real Gabinete Português de Leitura. No próximo dia 13 de Julho, às 17 horas, o Real Gabinete Português de Leitura apresentará a antologia Um rio de contos, coletânea de 61 escritores portugueses e brasileiros. A antologia será apresentada pelo Embaixador Lauro Moreira, seguindo-se um recital de poesia lusófona. (L. Kaltner)
Rio de Janeiro, 06.07.2011
Catálogo de Música Sacra e Religiosa Brasileira. Anuncia-se o lançamento da versão em inglês do Catálogo de Música Sacra e Religiosa Brasileira - obras dos séculos XVIII e XIX (C. A. Figueiredo)
« Notícias anteriores Notícias mais recentes »