Atualidades BRASIL-EUROPA. Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais - Academia Brasil-Europa. Ed. A.A.Bispo


Atualidades

BRASIL-EUROPA

ACADEMIA BRASIL-EUROPA (A.B.E.)
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada em 1968)
e institutos integrados de pesquisas. Editor: Prof. Dr. A. A. Bispo

 

Portal Brasil-Europa      Academia      I.S.M.P.S.      Revista     Contato     Impressum     Estatística



Notícias

para comunicados: Contato

coordenação e redação: secretariado da A.B.E.

 

« Notícias anteriores        Notícias mais recentes »



Angra do Heroísmo/Açores, 30.06.2011

XXIV Semana Cultural de Velas. Realiza-se, de 29 de Junho a 3 de Julho semana cultural de Velas com programa diversificado, evento apoiado pela Art/Açores. (Cátia Leandro)



New York, 29.06.2011

Apresentação de estudantes de Maria Pereira no Carnegie Hall. Nos últimos quatro meses, Maria Pereira, atualmente em São Paulo, desenvolveu intenso trabalho didático em New York, realizando três concertos de seus alunos no Carnegie Hall. A escola em que leciona e que comemora os seus 40 anos de fundação, organizou dois concertos do seu departamento de piano no Weil Hall; o departamento de violino e violoncelo apresentou um programa de música de câmara no grande Hall. Todos os pianistas - ca. de 90 - tiveram a oportunidade de apresentar-se em solo. https://revista.brasil-europa.eu/129/Maria_e_Sergio_Pereira.html











Uberlândia/Minas Gerais,  28.06.2011

Calimério Augusto Soares Netto - Missa de Sétimo Dia. Faleceu na manhã do dia 22 de junho, em sequência a problemas de neoplasia gástrica e broncopneumonia, o compositor, organista, pesquisador, professor e organizador Prof. Dr. Calimério Augusto Soares Netto. O sepultamento deu-se no dia 23, no Cemitério Bom Pastor de Uberlândia. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 28, às 18.00 horas, na Catedral Santa Terezinha daquela cidade. O Brasil perdeu uma de suas mais significativas personalidades, de extraordinária capacidade de trabalho a favor da cultura musical brasileira e de sua difusão no Exterior. De sólida e diversificada formação, tendo-se doutorado na Inglaterra, Calimério Soares esteve presente de forma particularmente intensa na vida acadêmica e artística do Brasil e em projetos e eventos internacionais relacionados com o Brasil. Composições suas foram executadas em vários países latinoamericanos, da Europa e nos EUA. Contribuiu de forma relevante, entre outros, ao II° Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado no Rio de Janeiro, em 1992, e aos trabalhos do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa e da Academia Brasil-Europa, dos quais foi Conselheiro e importante colaborador, mantendo intensa e regular correspondência. Contribuiu, com vários estudos, à revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira. A falta de sua presença e competente atuação será sentida duradouramente. A sua memória permanecerá viva, mantida com sentimentos de gratidão pelo seu empenho altruísta e pela sua obra.https://www.akademie-brasil-europa.org/Biographien/Soares-Netto.htm



Oldenburg,  20.06.2011

Simpósio „Transkulturelle Musikvermittlung“. O Instituto de Música e a Faculdade de Ciências da Língua e da Cultura da Universidade de Oldenburg empenham-se, no presente, em desenvolver um polo de pesquisas destinadas à transculturalidade. Perante os desafios político-educacionais, o Instituto pretende concentrar-se em questões da transmissão musical transcultural. Com um „Call for Participation“, os seus organizadores dirigem-se a jovens pesquisadores que possuem interesse e pressupostos para o exame da situação da pesquisa durante simpósio que se realizará de 23 a 24 de setembro de 2011 em Oldenburg. O evento terá um caráter de Workschop e pretende, em intercâmbio interdisciplinar, formular potenciais e exigências de um desenvolvimento de concepções de uma atividade docente voltada especificamente à transculturalidade. Pensa-se em criar um professorado para jovem pesquisador na área. No simpósio, com base em formatos concretos concernentes ao tema (projeto de exposição, festival de música, materiais de ensino, filme), os participantes deverão apresentar breves exposições, discutir com outros participantes e convidados, e apresentar por escrito a sua contribuição. As exposições, com ca. de 20 minutos, devem, em „close reading“, referenciar-se com os formatos, ou seja, analisar o objeto escolhido, comentá-lo e, em relação à transculturalidade e transmissão, problematizá-lo ou criticá-lo de forma fundamentada. (S. Arenhövel)



Joanópolis/São Paulo, 15.06.2011

Missa campal de Pentecostes com música tradicional de violeiros. Realizou-se, no dia 12 de junho, com a participação de ca. de 1000 pessoas, missa campal com grupos envolvidos em programa de pesquisas aplicadas de tradições populares relacionadas com a festa do Espírito Santo, encerrando a série de „cavalgadas“ do corrente ano. Para as execuções dos violeiros foram recuperadas peças da tradição não-escrita, registradas pela pesquisadora N. Rodrigues Gomes.








Ribeirão Preto/São Paulo, 14.06.2011

Aniversário de Ribeirão Preto - Obras de compositores locais. A orquestra Sinfônica do Departamento de Música da FFCLRP-USP, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão iuniversitária e da Pró-Reitoria de Graduação da USP realiza o seu terceiro concerto no Teatro Municipal de Ribeirão Preto no dia 15 de junho. Do programa constam o Hino do Comercial de Belmácio Pousa Godinho, com letra de Daniel A. Abreu, em versão sinfônica de G. Gagliardi, execução comemorativa aos 100 anos do Comercial Futebol Clube, e Eisleriana de Rubens Ricciardi (letra de B. Brecht), seguida esta do „Solidaritätslied“ de Hanns Eisler (letra de B. Brecht).



Alemanha: Berlim, 12.06.2011

Carnaval das Culturas. No cortejo realizado no domingo de Pentecostes, dia 12, no bairro de Kreuzberg, em Berlim, do Hermannplatz até a Yorkstrasse, participaram no corrente ano 93 grupos, de 80 nações, com ca. de 4700 participantes. Foi aberto pelo grupo brasileiro „Afoxé Loni“. A festa serve à imagem de Berlim como cidade multicultural. O próprio evento em si e os grupos participantes merecem ser objetos de exames sob a perspectiva dos cultural studies.







Cachoeira do Sul/Rio Grande do Sul, 11.06.2011

Da correspondência

Fotos de Siegfried Schütze - Rio Grande do Sul em 1930. Renate Elisabeth Schmidt de Aguiar, do núcleo de cultura de Cachoeira do Sul e conselheira do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico local, encontrou nota no jornal  „O Commercio“ a respeito da passagem do esportista alemão por aquela cidade, entrando em contato com a ABE por ter esta realizado a primeira exposição de fotos da viagem de S. Schütze no seu Centro de Estudos Brasil-Europa e publicado  os primeiros estudos a respeito.https://www.revista.brasil-europa.eu/124/Siegfried_Schuetze_Brasil.html



Alemanha: Berlim, 10.-11.06.2011

Heinrich von Kleist 2011 - questões de recepção cultural . Trabalhos da A.B.E. Rememora-se, no corrente ano, em exposições, conferências e publicações, os 200 anos da morte de Bernd Heinrich Wilhelm von Kleist (1777-1811), escritor e dramaturgo alemão. A sua obra assume particular interesse para estudos da história do pensamento e da estética do século XIX no campo de tensões entre o Clássico e o Romântico. Por suas concepções político-culturais, foi alvo de apropriações e resignificações, também no período nacionalsocialista. O exame diferenciado da recepção de von Kleist é de significado também sob o ponto de vista dos estudos culturais em contextos globais, sobretudo da imigração alemã no Brasil.







Islândia: Reykjavík, 07.-10.06.2011

Islândia-Brasil sob a perspectiva dos estudos culturais. Trabalhos da A.B.E. em diversas instituições da Islândia, entre elas o Instituto Árni Magnússon, o Museu Nacional Islandês e o Museu de Folclore de Skógar.






Belém/Pará, 10.06.2011

Turismo no Marajó: Desafios e Oportunidades. Mesa redonda no dia 14 de junho, no SESC Boulevard, Bairro Campina, com a participação de A.C.Penante, coordenadora do projeto VEM: Viagem encontrando o Marajó, M. G. Tavares, docente UFPa, programa de pós-graduação em Geografia e J. V. Vilaça Penha, gestor em turismo. (V. M. da Silva)



Piracaia/São Paulo, 09.06.2011

XV Congresso Brasileiro de Folclore. O evento será realizado de 11 a 15 de julho na sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, São Paulo, no âmbito da décima edição do „Revelando São Paulo“, um festival de cultura tradicional paulista. O tema a ser discutido é „História e Folclore: caminhos que se entrecruzam“. O encontro visa a atualização, diversificação e entrecruzamento de estudos recentes, assim como o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural. Realizar-se-á um curso de atualização para professores, com prioridade para os da rede pública de São José dos Campos e região. Entre outros, serão abordados os seguintes temas: A escola como espaço para o registro e difusão da cultura do povo do lugar, Folclore na era digital: novas abordagens das culturais tradicionais. Persistências e resistências das manifestações folclóricas na sociedade midiática. (V. Cassalho)



S. José dos Campos/São Paulo, 08.06.2011

Cultura Popular/Folclore e Educação. O pesquisador Prof. Dr. J. Gerardo M. Guimarães proferirá, no museu de folclore de São José dos Campos/SP, série de palestras onde tratará, entre outros, dos seguintes temas: Das conceituaçãos e das práticas, enfoques teóricos e atuação didático-pedagógica; Folclore e interdisciplinaridade; O conhecimento no âmbito das culturas populares: senso comum e base científica.



João Pessoa/Paraíba, 05.06.2011

Da correspondência

Pesquisa sobre o compositor Octávio Meneleu Campos (1872-1927). Dayse Dias Silva e Costa, preparando o seu mestrado junto à universidade Federal da Paraíba, entra em contato com a ABE para auxiliá-la na busca de informacões relativas a este compositor nascido em Belém/Pa, e falecido em Niterói/RJ. Estudou no Conservatório de Milão, sob a direção de Vincenzo Ferroni (1858-1934), onde se formou em 1898. Em 1900, assumiu a direção do Instituto Carlos Gomes de Belém, cidade onde passou a desenvolver intensa atividade como regente, professor e organizador. Realizou várias viagens à Europa, foi fundador do Orfeão Meneleu Campos, presidente do Centro Musical Paraense e diretor do Serviço de Canto Coral do Estado.



Alemanha: NRW/Gummersbach, 04.06.2011
Problemas de relações humanas nos meios universitários e Política Científica. Trabalhos do Centro de Estudos da A.B.E..Registra-se, de forma crescente nas últimas décadas, insatisfação por parte de pesquisadores, professores e estudantes quanto a condições da vida universitária e acadêmica em geral. Essa insatisfação diz respeito não apenas a aspectos materiais e administrativos referentes a instalações, infraestrutura, recursos bibliotecários ou outros, ou mesmo ao número insuficiente de docentes e excessivo de estudantes. Essa insatisfação refere-se antes a tensões pessoais, a conflitos, a animosidades, intrigas, inimizades entre grupos e instituições, sugerindo uma deterioração de nível das relações humanas em várias áreas e universidades, até mesmo em desrespeito a critérios mínimos de educação. Haveria, aqui um problema de natureza cultural na própria vida acadêmica e que exige ser considerado e analisado para um melhor desenvolvimento da  própria ciência. Unilateralidades de julgamento, apropriação de temas e silenciamento de trabalho de outros, uma excessiva orientação valorativa segundo a quantidade ou não de citações e referências em trabalhos publicados levam a problemas de conhecimento e de desenvolvimento da pesquisa. Como causas dessa situação
mencionam-se em geral ambição pessoal, desejos de poder e representação, vaidade ou problemas de caráter dos envolvidos. A falta de certas qualidades de caráter e ética profissional seriam, sobretudo em algumas áreas disciplinares, tais como a Filosofia e Ciências Humanas, indesculpáveis. Dever-se-ia examinar, porém, se esses problemas não resultam de uma Política Científica que mereceria ser considerada nas suas orientações básicas. Por demais inquestionadas são concepções de que a competição  entre pesquisadores, universidades e centros de estudo, assim como o fomento individual de personalidades que se destacam é o que garante o desenvolvimento da pesquisa e a supremacia de instituições e nações numa situação de desafios globais.Torna-se necessário refletir se é de fato conveniente transportar para a filosofia e a ciência concepções competitivas de mercado que denotam uma proveniência de determinadas correntes do pensamento econômico. Os trabalhos terão prosseguimento.



Lisboa/Colonia, 03.06.2011

Gerhard Winkler, Trens e tempos. Acaba de ser publicado caderno com obras fotográficas desse artista, que vive na Alemanha e em Portugal e que também atuou no Brasil, acompanhadas por texto com reflexões sobre o tempo e o viajar, o percorrer regiões em diferentes épocas da existência e a percepção de espaços e situações. Traça um quadro do viajar da sua própria juventude em contexto histórico e sociológico da época, relembrando que o eterno viajar era sentido como uma espécie de escola existencial do acaso. Reflete, a seguir, sobre o percebido, as imagens ganhas. Uma das fotografias, que mostra Lisboa e seu porto em dia de nevoeiro transmite o tenor das reflexões, introduzida pelo moto „o tempo me devora, ou eu devoro uma parte dele, ou não sei“ (Christian Dietrich Grabbe 1801-1838). (Gerhard Winkler, Züge und Zeiten, ed. Andy Lim, Colonia: Darling II, 2011. ISBN 978-3-941765-41-2)



São Paulo, 02.06.2011
Prática cultural da Terceira Idade no Brasil e Estudos europeus da Idade Avançada. Por ter o seu Centro de Estudos Brasileiros localizado em Joanópolis, SP, a A.B.E. dá particular atenção ao movimento cultural que ali se constata. A pequena cidade tem-se revelado como um dos mais dinâmicos centros de pesquisa cultural aplicada a partir de intensa participação popular em ações culturais. Esse movimento, sob a direção de pesquisadores de longa experiência na organização de eventos culturais, é em grande parte possibilitado por pessoas da "Melhor Idade". Coros, diferentes grupos destinados a recuperação e a prática expressões culturais servem não apenas à melhoria da qualidade de vida desse grupo da população, como também à dinamizacao da vida cultural da cidade, motivando a realização de eventos vários e neles participando. Também na Europa o fato de que a longetividade humana tem aumentado, criando novas situações e possibilidades, tem sido motivo de estudos sociológico-culturais. Um dos centros desses estudos é a universidade de Graz, Áustria, onde se publica uma série de estudos a respeito (Aging Studies in Europe, ed. R. Maierhofer). Nessa série publicou-se recentemente uma coletânea dedicada à questão das narrativas de vida (Narratives of Life: Mediating Age I, ed. H.
Hartung, R. Maierhofer, 2009). A tematica diz respeito a diferentes áreas dos estudos culturais. Pesquisas relativas à memória e à história local e regional, entre outros aspectos, ganham em relêvo devido à existência de maior número de pessoas de idade avançada. Dirige-se a atenção à questão da gerontologia narrativa. A idade e as histórias que se contam a seu respeito ou dela resultam são vistas como fenômenos transnacionais e transculturais. Entretanto, salientam-se as diferenças sociais, culturais e de gênero.



India: Pilar, Goa, 01.06. 2011

Eurocentrismo nos estudos culturais e pós-colonialismo. Em visita ao complexo do Pilar, Goa Velha, centro de instituições culturais e de ensino, com museu histórico e o All Indian Missions Seminary, a A.B.E. procurou constatar tendências atuais na discussão do eurocentrismo na pesquisa cultural de uma região da India marcada pelo passado colonial português. Desenvolvimentos indianos foram nas ultimas décadas de significado para a discussão teórico-cultural e a prática, inclusive para o Brasil. Esse foi o caso do debate sobre Pós-colonialismo que, apesar de ser sobretudo do mundo anglofone, foi discutido a partir de situações brasileiras em eventos da A.B.E. pelos 500 anos. Antes comparável com a situação brasileira, pela sua formação histórico-cultural é, no complexo indiano, as cidades da antiga India Portuguesa. Com a integração de Goa na União Indiana há algumas décadas, levanta-se a questão da mudança de perspectivas. Problema reconhecido como crucial é a do vínculo da cultura cristã com a história colonial, em particular portuguesa. Procura-se trazer à consciência as remotas origens, pré-portuguesas do Cristianismo no Oriente.
https://revista.brasil-europa.eu/131/Pilar-Museu_Historico.html



A.B.E. Da correspondência: 31.05.2011

Petrópolis. Literatura e Ciência da Religião indianas.Gisele C. de Lemos. Doutoranda  em Ciência da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estuda sobretudo à literatura indiana em língua inglesa. Interessa-se pela cultura indiana, especialmente contemporânea e na participação em projetos específicos.



Alemanha: Bonn, 31.05.2011

Fundação Alexander von Humboldt: Relato anual de 2010. A publicação lembra que as suas origens remontam a Alexander von Humboldt, descobridor e cosmopolita, humanista e incentivador de talentos científicos. Logo após a sua morte, fundou-se, em 1860, a fundação com o seu nome para pesquisas científico-naturais e viagens. A fundação atual foi fundada a 10 de dezembro de 1953. O objetivo é promover a compreensão em espírito de liberdade científica e excelência. O principal critério do trabalho é a excelência científica. No ano de 2010, assumiu o cargo de Secretário Geral da fundação Prof. Dr. Enno Aufderheide. Nascido em 1958 em Bochum, doutorado em Biologia, foi responsável pela área científica da comunidade Hemlholtz, referente do Conselho de Ciência e diretor do Departamento de Política de Pesquisa e Relações Exteriores da Sociedade Max-Plank, em Munique. Em tabelas, a publicação oferece um panorama dos trabalhos fomentados.  A ciência é compreendida como diplomacia da confiança. No centro das atenções coloca-se a questão de como a ciência e a pesquisa podem contribuir ao desenvolvimento de competências e capacidades necessárias para o enfrentamento dos desafios do século XXI, seja da mudança de clima ou de guerra, fome ou pobreza.







Alemanha: Bonn, 30.05.2011

Conselho de Música Alemão: Sem música=sem formação. Realiza-se, de 17 a 19 de junho de 2011, em todo o território alemão, um „Dia da Música“. Amadores, profissionais, jovens e adultos, associações musicais, rádios e editoras, assim como coros, orquestras e bandas participam do evento. O objetivo da iniciativa do Deutscher Musikrat é criar uma plataforma para a diversidade cultural e salientar na opinião pública o significado da música para os indivíduos e para a sociedade, chamando a atenção à necessidade de melhores condições para instituições culturais e de ensino. Diversidade cultural significa participação cultural de início e durante toda a vida.



Alemanha: Gummersbach, 29.05.2011

Uso indevido de títulos de doutor e problemas de plágios em doutorados. Trabalhos no Centro de Estudos da A.B.E..Os meios universitários e a opinião pública na Alemanha vem sendo abalados, nos últimos meses, com problemas de utilização de títulos de doutor e de alcance indevido de doutoramentos. O uso injustificado de títulos é crime sujeito a punição. Os doutorados apenas podem usar o título após a publicação da tese de doutoramento dentro de prazo estabelecido pelas universidades. Para a prolongação do prazo, exige-se requerimento. Caso contrário, corre-se o risco de perda dos direitos adquiridos. Essas exigências relativas à publicação não são conhecidas em alguns países. Coloca-se a questão, assim, a  possibilidade ou não do uso de títulos por doutorados que não publicaram os seus trabalhos. As autoridades competentes devem ser em todo o caso consultadas previamente. Graves problemas para os meios universitários e políticos alemães vem sendo causados com a descoberta de plágios em trabalhos de doutoramento, hoje facilitada através da Internet. Essas constatações de citações de passagens sem a necessária referência levaram mesmo à perda de cargo do Ministro da Defesa da Alemanha, personalidade até então de alto prestígio. Outras personalidades da vida pública estão sendo acusadas. A comprovação do plágio, assim como se foi ou não feito de modo propositado, levam a revisões por parte de comissões universitárias e, em caso positivo, à perda do título. Trata-se de uma experiência amarga para os ex-doutores, que perdem a sua credibilidade, com graves consequências para as suas atividades. Seguem-se, em geral, processos judiciários. Com a internacionalização da vida universitária, esse problema surgirá também com relação a trabalhos de doutoramento realizados em outros países.



Alemanha: Gummersbach, 29.05.2011

Pirataria intelectual e apropriação de perfis de cientistas e instituições. Trabalhos do Centro de Estudos da A.B.E. Organizações científicas da Alemanha salientam repetidamente a necessidade de um auto-controle e auto-inspeção da pesquisa por parte de pesquisadores e instituições relativamente à manutenção de critérios de correto procedimento científico. Esses critérios dizem respeito não apenas à inquestionável necessidade de observação de direitos de autor, mas também ao respeito por áreas de trabalho, temas e perfís de instituições. O desrespeito a esses critérios acarreta graves problemas de justiça, de relações entre pesquisadores e para a própria ciência. Conduz a uma deterioração do clima de universidades e de grupos de trabalho. Constata-se, infelizmente, que pesquisadores e instituições se apoderam de temas e complexos temáticos que caracterizam instituições e a imagem de pesquisadores. Esse fato decorre por vezes de forma irrefletida, com intuitos de afirmação, de competição, de poder ou de desenvolvimento de carreiras. Entretanto, deve ser combatido. Se a integridade e a lealdade são qualidades fundamentais nos relacionamentos em geral, em algumas áreas, como Filosofia e Ciências Humanas, a sua falta coloca em dúvida a adequação dos pesquisadores para as disciplinas que representam.  Aqueles que o cometem perdem o seu prestígio no meio científico e encontram portas fechadas para o prosseguimento de suas atividades. Com a mais intensa internacionalização dos estudos esse problema surge também com relação a atos de pirataria e apropriação de complexos temáticos e de perfís para além de fronteiras. Os trabalhos terão prosseguimento.



Rio de Janeiro, 29.05.2011

Curso de Extensão Desiderius Erasmus em Cerimonial e Protocolo. Em parceria entre o Instituto D. Isabel I (IDII) e as Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA), realiza-se curso em homenagem a Erasmo de Roterdã sob a direção do Prof. Bruno da Silva Antunes de Siqueira. É dividido em 3 módulos temáticos sobre as origens, a abrangência, a prática e a utilização de conceitos de Cerimonial e Protocolo pelos profissionais de Relações Públicas, Diplomacia e outros. 14, 11 e 18 de junho, Rua Muniz Barreto, 51, Rio de Janeiro.



Ribeirão Preto, 29.05.2011

Recital comentado: O piano e suas histórias. No auditório do SESC-Ribeirão Preto, dia 29 de maio, 16 horas. A cargo de Rubens Russomano Ricciardi. O programa apresenta um panorama do repertório para teclado através da história. O conferencista, compositor, pianista e regente, é Professor do Departamento de Música da FFCLRP-USP, coordenador do Madrigal Ademus, do Ensemble Mentemanuque e da USP-Filarmônica.



Belém, 27.05.2011

Desenvolvimento sustentável do Marajó: Debate. Realizar-se-á no dia 31 de maio, no SESC Boulevard, Campina, Belém, debate sobre o desenvolvimento sustentável do Marajó: O Plano Marajó e o Território da cidadania. Participarão analistas e representantes de ministérios. O programa cultural inclui uma Ladainha a São Sebastião.







Porto, 21.05.2011

Numismática e estudos culturais luso-indo-brasileiros. Colaborando com trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela A.B.E. sobre as relações entre a antiga Índia Portuguesa e o Brasil por motivo da passagem dos 500 anos da „reconquista“ de Goa por Afonso de Albuquerque, a Arquiteta Alda Santos chamou a atenção dos pesquisadores envolvidos a moedas com representações de São Tomé que constam do catálogo de moedas indo-portuguesas de 1924 do antigo museu municipal do Porto, de Damião Peres. Essas moedas representam uma contribuição do ponto de vista numismático aos estudos concernentes ao encontro de culturas cristãs ocidentais e indianas na tradição do apóstolo São Tomé à época dos Descobrimentos e suas consequências nos séculos posteriores.












Ribeirão Preto, 19.05.2011

Saudações ao Japão. Concerto de apoio à Cruz Vermelha, no próximo dia 23 de maio, segunda-feira, às 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Do repertório constam obras brasileiras e japonesas sob direção artística da Profa. Yuka de Almeida Prado.  Trata-se da estréia da recém-fundada USP-Filarmônica (uma orquestra sinfônica do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), formada por alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Do programa constam composições do Prof.Dr. Rubens Ricciardi, entre elas Chico Mineiro, Fantasia sobre canção caipira de Tonico e Francisco Ribeiro, e Felicidade, arranjo de canção de Lupcínio Rodrigues. De música japonesa, constante do programa: Akatonbo (Libélula vermelha) - Kosaku Yamada (arranjo de Marcos Virmond); Sumiregusa (Violeta selvagem) - Eithne Patricia Ní Bhraonáin (arranjo de Vitor Francisco dos Santos); Sakura Sakura - anônimo japonês, canção folclórica (arranjo de Rubens Ricciardi). (Ricciardi)



Bragança Paulista, 18.05.2011

IV Festival Música das Esferas. Realizar-se-á, de 21 a 31 de Julho, o IV Festival Música das Esferas como festival internacional de música de Bragança Paulista. Constará de concertos, oficinas e workshops. O evento estará sob a direção de Paulo Gazzaneo e Sergio Chnee. A produção é de Leila Gazzaneo.


















São Paulo, 17.05.2011

Falecimento da pesquisadora Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima. No último dia quatorze de maio, faleceu, com mais de noventa anos, a folclorista Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima, deixando uma herança cultural de pesquisas e publicações digna de ser sempre consultada. Era viúva do Prof. Rossini Tavares Lima, fundador do museu do Folclore de São Paulo. Após aposentar-se como funcionária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Maria do Rosário passou a dedicar-se à pesquisa folclórica. Na sua especialização (1980) foi para Joanópolis, terra de sua mãe (Maria Caparica) e de seu avô (Anselmo Caparica), onde passou a anotar e catalogar estórias de moradores de Joanópolis e Piracaia. Lançou o livro Lobisomem: assombração e realidade(São Paulo: Escola de Folclore, 1983). Publicou também pesquisas a respeito de superstições sobre sapos, cobras, festas de Santa Cruz, espantalhos, e aguardava a publicação sobre salamandras. Entre seu extenso curriculum destacou-se como Presidente e Vice-presidente da Associação Brasileira de Folclore (ABF); Diretora Executiva do Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima (São Paulo), Membro da Comissão Paulista de Folclore; Membro da Comision  Internacional Permanente de Folklore (Buenos Aires-Argentina); representante para intercâmbio Cultural de Cuba no Brasil (Instituto com sede em Havana); Delegada Geral para a América do Sul da The International  Organization of Folk Art (IOF/Unesco, Viena). No mês de agosto de 2010 foi destaque no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo no Fórum de Coisas do Arco da Velha organizado pela Comissão Paulista de Folclore e Núcleo de Folclore Pé da Serra. Segundo ela,  „o folclore é cultura viva, o que é morto é o folclore histórico por que já existiu e não existe mais, mas  aquilo que não existe mais geralmente está reinterpretado em expressões atualizadas. Não existe mais como exatamente há cem anos, mas existe o mesmo fator, com a mesma  estrutura básica manifestada com pequenas  diferenças.“ No dia 18 de maio celebrar-se-á, em Joanopolis, missa em sua memória, com a participação do Grupo Cantante Adoremos. (V. Cassalho)



Alemanha: Remagen-Rolandswerth, 14.05.2011

Publicação de tese a respeito da representação de Heitor Villa-Lobos nos EUA. A editora Max Brockhaus editou a dissertação, em alemão, da Dra. Cornelia Napp, defendida na Universidade de Colonia sob o título „Personal representatives“ em relações culturais músico-editoriais: a representação de Heitor Villa-Lobos nos EUA. O trabalho baseou-se em fontes documentais do arquivo da editora referentes à pessoa de Milton A. Peterson, representante americano do compositor. A descoberta desse material em arquivo particular dirigiu a atenção à questão do significado do trabalho particular arquivístico para a musicologia de orientação teórico-cultural segundo o escopo do I.S.M.P.S.. A reconstrução do acompanhamento profissional de Heitor Villa-Lobos em questões editoriais permite a complementação e mesmo correção de informações da literatura, oferece uma contribuição à pesquisa de Villa-Lobos sob novos enfoques e, ao mesmo tempo, à consideração, em estudo de caso, do papel de um „personal representative“ como representante do mercado musical para a percepção de um compositor e de sua obra. („Personal representatives“ in musikverlegerischen Kulturbeziehungen: Die Vertretung von Heitor Villa-Lobos in den USA. Remagen-Rolandswerth: Max Brockhaus Musikverlag, 2010, ISBN 978-3-922173-04-5)






Joanópolis, 13.05.2011

Restabelecimento do Império do Divino. No âmbito dos trabalhos de pesquisa aplicada que se desenvolvem na cidade de Joanópolis, São Paulo, sob a direção da folclorista Profa. Neide Rodrigues Gomes, reintroduziu-se a prática da ereção de um Império do Espírito Santo. Essa tradição, conhecida dos Açores e de várias regiões do Brasil, consiste na preparação, em capela para isso construída ou em casa particular, de um altar onde se guardam os símbolos do culto ao Espírito Santo, em especial a Coroa e a Bandeira. Como em outras partes do mundo no passado, também em Joanópolis a reintrodução dessa prática foi uma consequência da falta de compreensão do clero. Como o pároco local colocou obstáculos, leigos resolveram montar um Império do Divino. Em sala cedida junto a um consultório, instalou-se o Império, ornamentado externamente com bandeiras. A reintrodução de expressões tradicionais, em princípio de objetivos culturais, está dando origem a um movimento de natureza espiritual baseado em concepções pneumáticas.



Portugal: Foz do Douro, 13. 05.2011

Expressões culturais de São Bartolomeu em Portugal. Referindo-se a artigo publicado no número 130 da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira, a Arquiteta Alda Santos lembra do significado da festa popular de São Bartolomeu em Foz do Douro. Ali existe um monte do mesmo nome, com vestígios pré-históricos, as chamadas covinhas, cavadas no granito. Como no Porto há tradicional e forte influência da comunidade inglesa devido ao vinho do Porto, embora também haja uma comunidade alemã, procura iinformações com teólogos locais sobre a razão da importância da festa de São Bartolomeu na Freguesia. Essa festa é conhecida também em Esposende e A-ver-o mar, todas antigas comunidades piscatórias. A Foz é um antigo couto beneditino do século XII, um ermo com uma ermida. Pessoas idosas lembram-se que a festa de S. Bartolomeu „era dia em que não se saía à rua“. Ainda hoje continuam a fazer o banho santo vestidos com roupas coloridas de papel, incluindo as crianças, para livrar do demônio à solta e curar a gaguez. Retoma-se, assim, os estudos do complexo significado de S. Bartolomeu em Portugal, já considerado, no passado, por pesquisadores como Ernesto Veiga de Oliveira, também de Foz do Douro („A romaria de S. Bartolomeu do Mar“, Festividades Cíclicas em Portugal“, Lisboa: Dom Quixote, 1984, 239-250)



Polonia: Varsóvia, 12.05.2011

Universidade de Varsóvia: Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos. Katarzyna Osinska, finalizando o curso mestrado no Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos, dirige-se à A.B.E. a respeito de documentação do seminário dedicado a Chopin e à sua relevância para os estudos culturais nas relações internacionais, realizado em 2004, na Universidade de Bonn.



A.B.E.: Da correspondência, 11.05.2011

Prof. Dr. José Gerardo M. Guimarães, Ribeirão Preto. Retomada de contato.Tendo participado como conferencista em colóquio internacional euro-brasileiro realizado em cidades da Alemanha, em 1989, quando apresentou trabalho sobre „Bandas de Congo“ do Estado do Espírito Santo, J. G. M. Guimarães desenvolveu desde então intensas atividades de pesquisas e estudos. Realizou o seu mestrado em 1992 e estudos para doutoramento em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorando-se pela Universidade de São Paulo, em 2006. Seu objeto de estudo foi a relação entre cultura popular e turismo, numa comparação entre as realidades de Cuba e Brasil. Atuou como Professor-Substituto na USP e , em concurso, foi aprovado a Professor-Conferencista da Universidade. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas com a área da educação, procurando salientarr a necessidade do estudo sério da cultura popular. Tem publicado livros, também sobre literatura. Vê, no Brasil, problemas com a recente reintrodução do ensino de música, que deverá ser regulamentado nos próximos meses. Não colocando esse projeto exigências para a formação específica de professores, teme que os resultados sejam desastrosos. É membro-conselheiro da A.B.E.



Rio de Janeiro, 10.05.2011

Comemorações do 174º Aniversário do Real Gabinete Português de Leitura. Situado na Praça Luís de Camões, 30, no Centro do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura possui um dos acervos mais interessantes do Brasil. Consta que Machado de Assis estaria entre os ilustres frequentadores desta biblioteca, que abriga um acervo especializado, sobretudo, em cultura lusófona, e é um dos marcos patrimoniais da cidade do Rio de Janeiro. (Kaltner)







A.B.E.: Da correspondência, 10.05.2011

Juliano Abramovay, São Paulo/SP. Formado em Violão Clássico pela Faculdade Santa Marcelina, onde estudou com Daniel Murray, Paulo Porto Alegre, Paola Picherzky, e estudando na Escola Municipal de Música, realizou uma viagem à Turquia, passando a interessar-se pela cultura musical turca. Dedica-se a estudos relacionados com o Saz, procurando examinar relações entre expressões musicais turcas, brasileiras e européias em geral.




A.B.E.: Da correspondência, 09.05.2011

Prof. Cezar Augusto de Oliveira Franco, Boa Vista, Roraima. Dedica-se a estudos de direito socioambiental, Jusdiversidade e relações internacionais. Residindo há quatro anos em Boa Vista, encontra-se em fase de conclusão de doutorado em Relações Internacionais no programa DINTER-UNB/FLACSO/UFRR. Possui mestrado em Direito no direcionamento dos direitos socioambientais pela PUCPR. Ministra a disciplina de Direitos Indígenas no curso de Direito da Faculdade Cathedral, onde coordena o curso de Direito.




A.B.E.: Da correspondência, 08.05.2011

Christian Moritz-Bauer. Dramaturgo e jornalista musical austríaco, tendo sido encarregado do texto para o programa dos Haydntage 2011, dedicado ao tema „Haydn e o Novo Mundo“, dirige-se à A.B.E. para solicitar informações a respeito da estadia de S. Neukomm no Rio de Janeiro e de obras suas que serão executadas no evento.


Alemanha: Bonn, Brühl,  02.05.2011

Transatlantic Music - do Hudson ao Reno. Concertos com estudantes da Escola Superior de Música e Dança de Colonia provenientes da Juilliard School de Nova York. Amerika-Haus, e.V..Obras de Mozart, Bartók e Mendelssohn Bartholdy: 19 de maio, Sala de Música de Câmara da Casa de Beethoven, Bonn. Obras de Milhaud, Dvorák, Sebastian Sternal, George Crumb e „Jazz Explorations“, 24 de maio, Max Ernst Museum, Sala Dorothea Tanning, Brühl.



Nazaré Paulista, 29.04.2011

Oitavo Encontro de Verônicas. Promovido pelo Núcleo de Folclore Pé da Serra da Comissão Paulista de Folclore e pelo Ponto de Cultura „Ora viva São Gonçalo“ no dia 27, domingo de Ramos, em Nazaré Paulista, com a participação de intérpretes de Itatiba, Caieiras e de Cruzeiro. A abertura ficou a cargo do grupo Adoremus, de Joanópolis, sob a direção da Profa. Neide Rodrigues Gomes. Sob a coordenação de Lilian Vogel e Valter Cassalho, teve lugar uma sessão de conferências intercaladas com cânticos. O secretário de cultura de Bom Jesus dos Perdões, Paulo Ramos, apresentou o grupo de Encomendadores de Almas daquela cidade, com cantos de Excelências. O evento foi gravado pela Fundação Cassiano Ricardo de São José dos Campos e pela TV Vanguarda.









Ribeirão Preto, 25.04.2011

Departamento de Música FFCLRP-USP: Eudóxia de Barros. Em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, Grupo Pró-Música e Fundação D. Pedro II. Concerto, no dia 26 de abril, às 20h30, no Teatro Pedro II, Ribeirão Preto, de Eudóxia de Barros, intérprete especializada em obras de compositores brasileiros.



Rio de Janeiro, 20.04.2011

Homenagem ao Des. Sylvio Capanema de Souza. Com o apoio do Instituto dos Magistrados do Brasil. Expo Direito, segunda edição, 27, 28 e 29 de abril, das 11 às 21 horas. FIRJAN, Av. Graça Aranha, 1, Rio de Janeiro



A.B.E.: Da correspondência, 19.04.2011

Maria Filomena de Brito Gomes Rodrigues, Portimão/Portugal. Licenciada em Línguas e Literatura Modernas, na Variante de Estudos Portugueses e Franceses da Universidade Aberta de Lisboa, e diplomada em Estudos Portugueses Interdisciplinares, realizou o seu mestrado com o trabalho „A Literatura de Orlando da Costa: Reflexões de uma trilogia em tempo de colonialismo“.  Inicia, em 2011, o Doutoramento em Estudos Portugueses, na especialidade Literatura e Cultura Portuguesas. Tem trabalhos publicados em coletâneas da Editora Minerva. Membro correspondente da A.B.E..



A.B.E.: Da correspondência, 19.04.2011

Hallan Roberto Cordeiro, São Paulo. Tendo alcançado Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais no Centro Universitário Fundação Santo André, em 2008, cursa Pós-Graduação em História, dedicando-se às relações entre cidade, cultura e ensino. Manifesta a sua intenção de participar de trabalhos da A.B.E.



Alemanha, 15.04.2011

Política Cultural na Alemanha-Cultura Alemã no Exterior. Conferência da Prof. Monika Grütters, MdB, presidente da comissão de cultura e mídia do Deutscher Bundestag para a Amerika-Haus e.V.da Renânia do Norte-Vestfália. Dia 16 de maior, 19 horas. Moderação: Dr. Konrad Schmidt-Werthern, diretor da Secretaria de Cultura de Colonia. Casa da Fundação Fritz Thyssen, Apostelnkloster 13-15.

Belém, 14.04.2011

Reservas da Biosfera-Plano de Ação de Madrid (UNESCO). Palestra de Celso Schenkel, Coordenador de Ciências e Meio Ambiente da UNESCO-Brasil. 19 de abril, 18h30, SESC Boulevard, Boulevard Castilho França, 522/23, Campina. SESC Pará, Dia do Marajó.


São Paulo, 14.04.2011
Divineiros de Joanópolis em Caraguatatuba. Encontro de grupos que cultivam tradições do Espírito Santo a convite de organizações locais. A prática das cavalgadas do Espírito Santo em Joanópolis/SP é resultado de esforços de revitalização consciente de expressões culturais promovidos por especialistas em Folclore sob a direção da Profa. N. Rodrigues Gomes, Comissão Paulista de Folclore.





São Paulo, 06.04.2011

Processo de Business Coaching em escola infantil. Sob a direção de Sergio Chnee. A escola Kids Up tem a missão de fazer com que crianças até cinco anos mergulhem no universo mágico da brincadeira em suas vidas. Brincar envolve o desenvolvimento motor, da criatividade e da sociabilidade. Sergio Chnee tem o objetivo de buscar o crescimento cultural, físico e intelectual da criança, possibilitando-lhe um entendimento mais adequado do mundo e o desenvolvimento da línguagem e dos relacionamentos.



A.B.E.: Da correspondência, 05.04.2011

João Paulo Jeannine Andrade Carneiro, Rio de Janeiro. Desenvolve trabalho de doutorado em Geografia Humana acerca das representações geográficas descritas por Santa-Anna Nery. Salientando o significado dos textos publicados pela A.B.E. na Internet sobre o autor amazonense, procura obras e informações, em particular do livro Le pays du Café, de 1882. Em estudos que desenvolveu na Biblioteca Nacional da França, pode consultar, do autor, o Le Brésil Economique, microfilmado.




Rio de Janeiro, 02.04.2011
Curso de Extensão em Cerimonial e Protocolo Desiderius Erasmus. Instituto D. Isabel I e Faculdades Integradas Helio Alonso, em homenagem a Erasmo de Roterdam (1466/69-1536). Sob a direção do Prof. Brundo da Silva Antunes de Cerqueira. 30 de abril, 7 de maio e 14 de maio, rua Muniz Barreto, 51, Rio de Janeiro. Dividido em três módulos temáticos. O curso tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância de procedimentos cerimoniais e protocolares nas relações inter-pessoais, inter-grupais e inter-governamentais.


Ribeirão Preto, 01.04.2011
Encontro de Educadores em Música do Departamento de Música da FFCLRP-USP. 11 a 15 de abril. Oficinas: Canto Coral Infantil, Construção de Instrumentos, Ensino de Piano em Grupo, USP-Filarmônica, Grupo de Cordas. Materclasses em Violão e Violoncelo. Recitais: Maria Yuka de Almeida Prado, Monica Pedrosa, Guida Borghoff, Roberto Correa, Cauim-Jazz Band, Gustavo Costa, Grupuri, Antonio Eduardo, Fábio Scarduelli, Enric Madriguera. Coordenação: Silvia Berg.





« Notícias anteriores        Notícias mais recentes »