« Notícias anteriores Notícias mais recentes »
São Paulo, 24.03.2011
Museu da Língua Portuguesa: Timor Leste presente em oficina cultural. Realizou-se, no Museu da Língua Portuguesa, instalado na Estação da Luz, São Paulo, uma oficina sobre Cabeções nas tradições populares brasileiras, em particular naquelas do carnaval. Os trabalhos foram orientados pela Profa. Neide Rodrigues Gomes. Os Cabeções foram elaborados em Joanópolis. Inserem-se nos programas de revitalização da cultura tradicional ali em desenvolvimento e testemunham os esforços de relacionar a pesquisa com a prática cultural. Contou com grande participação de interessados em estudos do folclore e com a presença ativa do ministro do Timor Leste.
Rio de Janeiro, 23.03.2011
Ano Internacional das Florestas no Brasil. Ano Internacional das Florestas no Brasil inaugurado no dia 22 de março pela atual ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O local escolhido para este evento foi o Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nesta mesma oportunidade inaugurou-se a exposição
Cerrado, a Mãe d’Água. O tema do Ano Internacional das Florestas é: “Proteja as florestas. Elas protegem você”. Incluiu-se também uma oficina musical (Fonte: Setor de notícias do Ministério do Meio Ambiente/Kaltner).
Alemanha: Gummersbach, 15.03.2011
Pesquisa genealógica e estudos culturais: Exemplo Pedro Sinzig OFM (1876-1952). Constata-se uma intensificação de interesses por pesquisas genealógicas em famílias de descendentes de imigrantes no Brasil e de seus familiares no Exterior. Esse fenômeno, facilitado pelas possibilidades abertas pela Internet, é de interesse teórico-cultural sob diferentes aspectos. Em encontro realizado no Centro de Estudos da A.B.E., na Alemanha, considerou-se como exemplo o estado dos estudos genealógicos desenvolvidos pela sra. D. Becker, familiar do musicógrafo e escritor brasileiro de origem alemã Pedro Sinzig OFM, comparando-o com a situação da pesquisa musicológica e cultural em geral. Por diferentes caminhos chega-se aqui à revelação de fontes e à reconstrução de rêdes sociais e culturais úteis para os intentos genealógicos e para os estudos culturais. Esses dizem respeito tanto a estudos regionais e interregionais no Brasil e na Alemanha como a relações internacionais. Na Alemanha, dirigem a atenção a cidades de diferentes regiões da Renânia (Linz, Remagen, Düsseldorf). No Brasil, a cidades da Bahia, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro.
Na região de Linz, cidade natal de Sinzig, observa-se a conservação da sua memória através de denominação de rua e de publicações recentes. Entre estas, destaca-se a reedição do romance „A bela judia“ de Sinzig, reproduzido com base em exemplar raro, pois quase toda a edição foi destruída à época nacionalsocialista.
Lisboa, 12.03.2011
Instituto Ibérico do Patrimônio: Águas de Lisboa. Realizar-se-á, no dia 9 de abril de 2011, um itinerário cultural em Lisboa promovido pelo Instituto Ibérico do Patrimônio e que incluirá Caneças, Belas, Campolide, Amoreiras e Príncipe Real. O evento será dedicado aos aquedutos, às barragens e às fontes que abasteceram Lisboa. Tratará da questão de como se levava a água à cidade no passado.
Vinda de longe, a água atravessava campos, montes, povoados e chegava a Lisboa, onde era guardada como bem valioso. Os romanos construíram um aqueduto até a cidade, e mesmo uma barragem às suas portas, que ainda hoje existe, ainda que escondida entre a vegetação. Essa obra foi aproveitada pelo Marquês de Pombal. O evento cultural, em viatura própria, durará das 10 às 15 horas, incluindo almoço típico.
São Paulo, 04.03.2011
Recital de Lidia Bazarian em homenagem a Isolda Sila Bassi Bruch. Preparou-se, para o dia 11 de março, no teatro da Faculdade Santa Marcelina, recital da pianista Lidia Bazarian em homenagem a Isolda Bassi Bruch. Falecida no dia 21 de fevereiro, Isolda Bassi Bruch foi destacada pianista, professora e pedagoga. O evento inclui a apresentação de trechos de entrevistas realizadas por Marcus Aurelius e Marcia Pimenta ao longo do ano de 2010.
Rio de Janeiro, 01.03.2011
446º Aniversário de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro. Comemora-se hoje o dia da fundação da cidade do Rio de Janeiro, ocorrido em 1º de Março de 1565, há 446 anos. Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, foi o fundador da cidade, organizando um pequeno núcleo entre o morro Cara de Cão e o Pão-de-Açucar, na atual região da Urca. Este foi o lugar em que desembarcou com tropas para a preparação do combate que expulsaria definitivamente os invasores franceses da França Antártica. Posteriormente, o povoado avançaria até o Morro do Castelo. Estácio de Sá morreria, em 1567, vítima de uma flechada em decorrência dos combates para o estabelecimento da cidade. Curiosamente, o dia da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro não é feriado municipal, mantendo-se a data de 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. (Kaltner)
Suiça/Áustria/Alemanha, 27.02.2011
150 anos: Rudolf Steiner (1861-1925). Rememora-se internacionalmente, em especial no mundo de língua alemã, os 150 anos de nascimento do pensador austríaco Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia e da pedagogia Waldorf. Escritor extremamente profícuo, personalidade de grande carisma e capacidade de organização, influenciou de forma significativa o pensamento e as artes. Para o estudo das relações culturais entre o mundo de língua alemã e o Brasil a consideração do movimento antroposófico e da recepção de suas obras é indispensável.
Mesmo que hoje se considere com distância algumas de suas posições e interpretações, assim como se constate aspectos questionáveis do movimento que a êle remonta nos seus vínculos histórico-culturais e mesmo político-culturais, não se pode deixar de reconhecer o seu significado. É tarefa dos estudos científico-culturais, que retomam sob outras perspectivas a consideração de concepções do mundo e do homem do antigo Gnosticismo e das tradições esotéricas de pensamento, reconsiderar a sua obra de forma diferenciada, independentemente de intuitos apologéticos, analisando-a nas suas inserções histórico-culturais e implicações em contextos globais. Sobretudo através de Tatiana e Martin Braunwieser, a tradição a que se vincula a A.B.E. relacionou-se com a história do movimento antroposófico.
Brasil-Moçambique, 25.02.2011
Miriam Therezinha Kolling: 3 meses em Moçambique. A Ir. Miriam Therezinha Kolling, destacada representante da música e dos estudos de espiritualidade do Brasil, realizará, até maio do corrente ano, com o apoio da Congregação do Imaculado Coração de Maria, uma longamente preparada viagem à África. Pretende atuar em várias comunidades de Moçambique, entre elas em Maputo, Nampula, Chalaua e Panda. Formada no Brasil e com aperfeiçoamento em várias instituições européias, entre outras em Maria Laach, Augsburg e Salzburg, vem atuando intensamente, há décadas, em empreendimentos da A.B.E. e dos institutos com ela relacionados. Para além de sua participação na reflexão sobre temas culturais e religiosos, tem desenvolvido uma intensa atividade criadora no âmbito do repertório religioso-musical de conotação popular segundo o espírito do Concílio Vaticano II. Vem marcando por décadas, com as suas numerosas composições e gravações, a vida musical nas comunidades católicas do Brasil.
Rio de Janeiro, 22.02.2011
Pré-Carnaval, blocos e bandas na rua, desfiles de blocos, ensaios técnicos. Mais de trezentos blocos de rua integrarão o Carnaval de rua no Rio de Janeiro, se concentrando por toda a cidade. A partir do dia 15 de janeiro, desfilou o primeiro bloco, e o último desfilará no dia 13 de março. Alguns já são tradicionais, como o Cordão da Bola Preta, que arrasta uma multidão até à Cinelândia, e desfilará este ano no dia 25, às 18 horas, concentrando-se na Praça Mauá. Os blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro se caracterizam por seu repertório popular e tradicional, e a presença de um grande público. (Kaltner)
São Paulo, 21.02.2011
Isolda Bassi-Bruch. Faleceu, no dia 21 de fevereiro, em São Paulo, a professora, pianista e pedagoga Isolda Bassi-Bruch, presidente de honra pelo Brasil do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa e membro honorário da Academia Brasil-Europa. De família de tradições artísticas, foi filha do renomado pintor Torquato Bassi, formado em Paris, primeiro organizador de exposições coletivas no Brasil. Estudou com o regente e pianista Ernst Mehlich, assim como com o pianista Hans Bruch e com o violinista Torquato Amore. A partir de 1937, estudou na Europa, formando-se na Academia de Viena. Aperfeiçoou-se a seguir em Berlim, tendo que interromper a sua carreira na Europa em 1940 devido à Guerra. Entre os seus professores, destacaram-se Anna Kolb, Kurt Bömer e Hans von Singerle. Após o seu retorno, desenvolveu intensa atividade como pianista, dando concertos em diveros estados. Em programa regular na Rádio Roquette Pinto, executou várias obras de compositores brasileiros. A convite do DAAD (Servição Alemão de Intercâmbio Acadêmico), realizou viagem de observação pela Alemanha, visitando escolas de música em Trossingen, Freiburg, Stuttgart e Munique. Deu aulas no Conservatório Musical do Jardim América e no Conservatório Musical Lavignac de Santos. Nos Seminários Livres de Música Pró-Arte, lecionou piano, Iniciação Musical e orientou cursos de professores. Em Salzburg, assistiu a aulas de Carl Orff, em 1962. Fundou a Escolinha de Música e Artes em Geral de São Paulo e dedicou-se à difusão do instrumentário Orff no Brasil. Participou como docente de vários cursos internacionais realizados em Curitiba, Paraná. Dedicou-se à renovação do ensino musical básico no Brasil através de formação adequada de professores.
Participou no II° Congresso Brasileiro de Musicologia e III° Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, Rio de Janeiro (1992), da Assembléia de Fundação do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos (1993), do Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica (1997), do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro (2002) e do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais, São Paulo e Rio de Janeiro (2004). Acompanhou, como pianista, concerto em sessão comemorativa pelos 450 anos de São Paulo, no Teatro Municipal de São Paulo. Foi convidada especial de seminário dedicado ao tema „Imigração e Estética“ da Universidade de Colonia, em cooperação com a A.B.E. em 2007. Isolda Bassi-Bruch estava desenvolvendo um trabalho de pesquisas sobre Wilhelm e Hans Bruch.
Ponte Nova MG/São Paulo, 18.02.2011
Ir. Maria José Clímaco Ferreira FMA (1920-2011). Faleceu, no dia 16 de fevereiro, em São Paulo, a Ir. Maria José Clímaco Ferreira, destacada representante da música religiosa no Brasil. Nasceu em Ponte Nova, MG, em família de propensões musicais, cedo salientando-se no piano. Formou-se na Escola Normal de Cataguazes, em 1935. Para além de suas atividades como pianista e professora de piano, dedicou-se cedo à vida religiosa, chegando a ocupar posições de relêvo em associações. Lecionou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora da cidade. Tendo ali iniciado o Aspirantado, em 1942, transferiu-se para a Casa Nossa Senhora das Graças, São Paulo, fazendo a sua primeira profissão em 1946. Atuou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Batatais. A sua consagração deu-se em 1951. Dando continuidade a seus estudos, diplomou-se em piano e em Canto Orfeônico. Obteve, em 1961, certificado de Canto Gregoriano.
Na área da música religiosa, atuou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Batatais e de São Paulo, Colégio de Santa Inês e na Casa Provincial. Formou inúmeros salieianos, beneditinos e seminaristas. Foi organista e regente coral da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora do Bom Retiro. Foi uma das fundadoras da Sociedade Nova Difusão, em 1968, atual Organização Brasil-Europa. Atuou em projetos internacionais que se seguiram, sendo autora do artigo „Canto Gregoriano e Canto Pastoral na Educação Musical e na vida religiosa“, publicado no Vaticano (A.A.Bispo et alii,
Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis, Roma 1981, 167-174). Nas suas próprias composições, já criadas no espírito do Concílio Vaticano II, procurou manter uma certa ambientação gregoriana, por ex. na sua sequência „Vitima Pascal“, em „O Senhor me disse“, e na Primeira Missa de Natal para quatro vozes e assembléia. Em algumas outras, procurou emprestar um cunho mais popular às suas composições.
Rio de Janeiro, 18.02.2011
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Aula Aberta com Bia Bedran. No dia 25 de fevereiro de 2011, sexta-feira, às 10 horas, a Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresenta “Cantando e contando histórias”, uma Aula Aberta com a cantora e compositora Bia Bedran. O evento será no Teatro Noel Rosa – Centro Cultural da Uerj. Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro. (Kaltner)
Rio de Janeiro, 16.02.2011
Exposição O Mundo Mágico de Escher. No Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB – Rj, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro), a exposição O Mundo Mágico de Escher apresenta 92 obras do artista holandês Mauritius Cornelis Escher (1898 - 1972). A exposição segue no Rio de Janeiro até o dia 27 de março, e já percorreu o CCBB DF, do Distrito Federal, encerrando-se no CCBB de São Paulo em julho. A curadoria é de Luiz Ferre. (Kaltner)
Rio de Janeiro, 15.02.2011
Programa Educativo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. No dia 21 de fevereiro, segunda-feira, às 10 horas, o Programa Educativo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) realiza a apresentação dos projetos "De mala e cuia", "Olhando em volta" e "Fazendo fita", a professores da rede de ensino pública e privada do Rio de Janeiro. Criados na década de 1990, os projetos têm o objetivo de disponibilizar acervos institucionais principalmente
às escolas que tenham dificuldades de visitar a instituição. Buscam aprofundar o debate sobre os conceitos de folclore e cultura popular e ampliar
as possibilidades de abordagem desse universo junto ao público escolar. Os três projetos são emprestados às escolas por cerca de 40 dias, atendendo a alunos de ensino fundamental e médio, e podem ser utilizados por professores de diferentes disciplinas. (Kaltner)
Portugal: Viana do Castelo, 11.02.2011
3 Concertos em Fevereiro: Luís Pipa e Amigos. Nascido na Figueira da Foz, Lius Pipa estudou nos Conservatórios de Música de Braga e Porto, onde se diplomou com distinção. Entre 1983 e 1986 aperfeiçoou-se na classe de concerto de Noel Flores na
Hochschule für Musik und Darstellende Kunst de Viena, tendo posteriormente obtido o grau de
Master of Music in Performance Studies na Universidade de Reading, Inglaterra e o grau de Doutor (PhD) em
Performance na Universidade de Leeds, na sequência de uma investigação sobre o discípulo de Liszt José Vianna da Motta.
Os seus mestres no piano foram Maria Teresa Xavier, Helena Sá e Costa, Noel Flores e Laura O’ Gorman, mas também contactou com figuras como Sequeira Costa, Jörg Demus e Marian Ribicky. Desde muito cedo a sua vocação para o ensino levou-o a exercer funções docentes no Conservatório de Música de Braga, na Academia de Música de Viana do Castelo e na Universidade do Minho, onde é Professor responsável pelas cadeiras de piano e música de câmara. Integrou por diversas vezes juris de concursos pianísticos, sendo frequentemente convidado a orientar cursos de interpretação pianística e Master Classes em Portugal e no estrangeiro. A ele se devem primeiras audições de algumas obras, nomeadamente dos compositores Luiz Costa, João Heitor Rigaud e Christopher Bochmann, sendo também autor de peças para piano, música de câmara e algumas canções.Tem-se interessado por outras formas de expressão artística, participando em projectos com os pintores Alvaro Rocha e DeMiranda e os actores/encenadores António Durães e António Fonseca. Luís Pipa possui uma vasta produção discográfica, que contempla repertório desde o barroco ao século XX incluindo algumas das suas próprias composições, como é o caso do seu último CD ‘Portugal’, de 2009.*
Em série de três concertos nas tardes de domingo de Fevereiro no Teatro Sá de Miranda, Viana do Castelo, Luís Pipa apresenta-se em diferentes facetas, convidando alguns dos mais destacados dos músicos que o têm acompanhado ao longo da sua carreira. O repertório aborda desde as grandes obras para piano do romantismo às suas próprias composições, passando por diferentes estéticas alternativas, tais como o jazz, o folclore ou o tango argentino.
Concerto 1: dia 13 de Fevereiro, às 16 horas: 'Soirée Romantique', Mendelssohn, Schumann, Chopin e Liszt, Luís Pipa, pian;
Concerto 2: dia 20 de Fevereiro, às 16 horas: 'Tradições populares na música erudita', Jazz, folclore, música judaica, música popular brasileira, flamenco, tango argentino,Grieg, Albéniz, Schumann, Dvorak, Bartók, Kovaks, Villa-Lobos, Piazzolla, Peterson, Gershwin; Luís Pipa, piano,Gustavo Humberto Delgado, violino,Vítor Hugo Matos, clarinete,Paulo Gaio Lima, violoncelo;
Concerto 3: dia 27 de Fevereiro, 16 horas: 'Luís Pipa: Composições', Peças instrumentais e canções - estreia da obra 'TriUm Impressions I'; Luís Pipa, piano, Gustavo Humberto Delgado, violino,Vítor Hugo Matos, clarinete, António Durães, voz, recitação de poemas,Piano TriUM (Eduardo Sousa, violino, Joana Rocha, violoncelo, Vera Fonte, piano).
Lançamento, 05.02.2011
Relações culturais Brasil/EUA e desenvolvimentos europeus. Abrindo as suas edições de 2011, a Academia Brasil-Europa e os institutos a ela integrados lançaram, com antecedência, o número 129 do seu órgão bimensal Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira. A edição é exclusivamente dedicada a temas concernentes às relações Brasil/Estados Unidos sob a perspectiva de desenvolvimentos europeus no século XX. Deu-se, aqui, prosseguimento ao relato de trabalhos realizados nos EUA em 2010 e que haviam também marcado o número anterior da revista. Esses trabalhos correspondem ao intuito da A.B.E. em desenvolver os estudos interamericanos em estreito relacionamento com os estudos transatlânticos, contribuindo à renovação teórica do interamericanismo e do transatlantismo.
Os estudos foram em parte motivados por várias comemorações dos anos 2010 e 2011. Das universidades consideradas, salientou-se agora a Universidade da Califôrnia, Los Angeles - UCLA.
Finlândia/Brasil, 02.02.2011
Curso e Festival de Regência - II FIRSC. O regente Sérgio Ivo Chnee, que dirigiu, no mês de janeiro, curso de regência em Vaasa, anuncia a abertura das inscrições para curso livro de regência na Faculdade Cantareira, São Paulo, e para curso e festival de regência a se realizar de 24 a 30 de outubro, com a participação de músicos finlandeses. O correpetidor do curso em São Paulo é o pianista Paulo Gazzaneo.
Rumênia/Alemanha/Brasil, 26.01.2011
Elos Rumênia-Brasil através de pesquisa de órgãos. O especialista Dr. Franz-Josef Vogt, em estudo relativo a um órgão da firma Walcker, trouxe à luz vínculos histórico-culturais significativos entre a Rumênia, a Alemanha e o Brasil. Em registro daquela firma, encontrou a menção de envio de um instrumento ao então Reino da Rumênia, em 1906, encomendado pela Princesa Pauline Elisabeth Ottilie Luise zu Wied, rainha d Rumênia, conhecida sob o pseudônimo de Carmen Sylva (1843-1938). Com a instalação de um museu no castelo de Monrepos, espera-se que o instrumento possa vir a ser restaurado.
Os elos da Casa de Wied com o Brasil são conhecidos sobretudo pela viagem e pelos trabalhos do Príncipe Maximiliano Alexander zu Wied (1782-1867). Inspirado por A. von Humboldt, realizou uma expedição pelo Brasil, visitando grupos Botocudos, Camacãs, Coroados, Coropos, Pataxó, Puri e outros. Trouxe, para a Alemanha, um indígena Botocudo, chamado de Quäck, que, após ter despertado muito interesse em Neuwied, caiu no alcoolismo. Após a grande exposição de 1998 no Museu de Neuwied, foi relembrado em estudo de Wilhelm Tullius (Die wechselvolle Geschichte des Hauses Wied, Neuwied, 2a. ed. 2003). Os elos com o Brasil nesse estudo também resultam da firma Walcker, hoje já não existente. Werner Walcker-Mayer, que a dirigiu a partir de 1948, apoiou de forma significativa o trabalho da A.B.E.. (F.-J. Vogt, "Ein königliches Geschenk: Die Walcker-Orgel für Prinzessin Elisabeth zu Wied", manuscrito)
Centro de Estudos Brasil-Europa A.B.E., 25.01.2011
Linguagem simbólica e Estudos Paulistas. A festa da conversão de Paulo, 25 de janeiro, é data comemorativa do Estado e da cidade de São Paulo. O significado dessa data para os estudos culturais paulistas e paulistanos não pode ser avaliado somente sob a perspectiva de considerações históricas relativas à fundação da cidade e às práticas de sua comemoração através dos tempos. Êle apenas pode ser considerado adequadamente a partir de estudos hagiográficos e da linguagem simbólica. A denominação da urbe e do Estado possui um sentido muito mais amplo e profundo do que a de um simples título. Sobretudo no período de formação colonial, quando antigas concepções hermenêuticas continuavam vivas, uniam-se ao apóstolo Paulo conceitos e associações de natureza antropológica de antigas raízes. Aspectos de uma linguagem visual marcada pela expansão missionária, viagens e caminhos devem ser levados em consideração nos estudos relativos ao Ethos da comunidade que desempenhou papel histórico fundamental na tomada de
posse do território e no processo de expansão que marcou a história do Brasil. Esses estudos, que vem sendo desenvolvidos pela A.B.E. há décadas foram retomados à luz da discussão de publicações recentes, e.o. E. Hense, Frühchristliche Profilierungen der Spiritualität - Diferenciações em textos escolhidos: Cartas de Paulo, Didache, primeira carta de Clemente, Barnabas, Pastor de Hermas, Primeira Carta de João, De principiis e Vita Antonii, in Theologie der Spiritualität (Teologia da Espiritualidade), ed. Instituto de Espiritualidade da Escola Superior Filosófico-Teológica de Münster, 2010.
Centro de Estudos Brasil-Europa A.B.E., 24.01.2011
Antropocentrismo, Ética e Estudos Culturais. Cada vez mais intensamente se discute o fato de que a situação atual do comportamento do homem perante os demais seres viventes é incompatível com discursos relativos à cultura. Em manifestções, debates em televisão, artigos na imprensa e em publicações de vários países apontam-se fatos atentatórios aos mais elementares preceitos de compaixão e mesmo de civilização.
Constata-se uma tendência à barbárie mesmo em sociedades de países desenvolvidos. A falta de transparência e a automatização na criação e matança em massa de animais, assim como tendências alimentícias e de moda intensificam esse desenvolvimento que deveria envergonhar a Humanidade. É lamentável que a imagem do Brasil no Exterior esteja cada vez mais marcada pela propaganda de um consumo desabusado de carne.Tais procedimentos perante os animais, mesmo se baseados em tradições culturais e preceitos religiosos não podem coadunar-se com conceitos relativos à cultura. Nem toda a tradição é digna de ser mantida. A discussão do conceito de cultura e das bases epistemológicas dos estudos culturais necessita ser conduzida a partir de um questionamento de referenciais antropocêntricos na visão do mundo e do homem.Também os estudos teológicos necessitam reconsiderar interpretações justificadoras de atos de atrocidade perante a Criatura. Cooperações entre diferentes organizações deverão levar a um debate diferenciado e aprofundado dessas questões, a ser conduzido sob diferentes perspectivas disciplinares. Esse debate deverá desempenhar um papel central e decisivo nas preocupações teórico-culturais do futuro próximo, também em contextos internacionais. Dever-se-ia esperar uma mudança de hábitos e de paradigmas culturais comparável àquela que vivenciaram no passado os povos que praticavam o canibalismo.
Alemanha/Estados Unidos, 22.01.2011
Consequências transatlânticas da situação política nos EUA, Club da Universidade de Bonn. Conferência e Discussão da Casa América/
Amerika Haus NRW no Club da Universidade, Bonn, Konviktstr, 31 de janeiro, às 19.00 horas (a convite). Análise das consequências transatlânticas da nova situação política nos EUA após as eleições do Congresso de novembro de 2010. Pelo responsável por informações para assuntos do Exterior e bancada partidária do
Bundestag alemão, Philipp Mißfelder MdB. Moderação do Dr. Richard Kiessler, redator-chefe para assuntos especiais de grupo de mídia.
Pará: Belém, 21.01.2011
Dia do Marajó: A Criação do Parque Estadual de Charapucu em Afuá. Terá lugar, no dia 25 de janeiro, em Belém, às 18:30 horas, palestra de Crisomar Lobato, diretor de áreas protegidas da Sema, dedicada à criação do Parque Estadual de Charapucu em Afuá, Marajó. O evento terá lugar no SESC Boulevard, Boulevard Castilho França, 522/523, Campina. Trata-se de um empreendimento que reúne pessoas e organizações empenhadas em trabalhar a favor de Marajó.
Centro de Estudos Brasil-Europa A.B.E., 20.01.2011
Estudos empíricos e Practical Theology nos Estudos Culturais. Em contextos relacionados com Portugal, com o Brasil e com as comunidades de língua portuguesa, o tratamento de temas teológicos assume uma relevância maior do que em geral é a êle concedido nos estudos culturais. Estudos empíricos voltados à religiosidade desempenham papel de importância nos estudos culturais; reciprocamente, perspectivas da assim-chamada Teologia Empírica e da Teologia Prática passam a ser consideradas por estudiosos da cultura. A visão dirigida ao presente denota uma singular situação. Segundo o Dr. A. Borges, em Portugal e nas comunidades de língua portuguesa na imigração ocorrem desenvolvimentos paradoxos. Um maior conservativismo em questões doutrinárias no presente não tem correspondido a uma elevação de nível qualitativo nas expressões artístico-culturais.
A situação permanece insatisfatória e incoerente, mesmo em casos como em Lisboa, onde atuam organistas de sólida formação. Levantou-se o problema de que o desejado por muitos estudiosos talvez tivesse sido justamente o contrário do que aquilo que se observa: uma maior atenção às expressões culturais e a seu nível estético e cultural paralelamente à manutenção de perspectivas refletidas de abertura de pensamento. O desenvolvimento das discussões exige aqui uma consideração diferenciada da literatura mais recente, entre outros de textos publicados pela International Academy of Practical Theology e que tratam de estudos empíricos em contextos internacionais, p.ex. H.-G. Ziebert & U. Riegel (eds), Europe: secular or post-secular? (2008).
Alemanha/Islândia, 19.01.2011
Artes na Renânia do Norte/Vestfália - Sagas da Islândia. O Secretário de Estado a.D. Dr. Fritz Schaumann e a Secretária Geral da Fundação de Arte, Regina Wyrwoll, lembram que o ano de 2010 foi de excepcional importância cultural para esse Estado alemão. Para além da Capital Européia Ruhr 2010, realizaram-se inúmeros eventos artísticos de grande significado, entre êles a Trienal da Música em Colonia, a Quadrienal em Düsseldorf, o Teatro do Mundo em Mülheim an der Ruhr e em Essen, a Festa de Beethoven em Bonn, a 11a. Festa da Literatura e da Música „Caminhos através do interior“ no Leste da Vestfália e outros. 230 projetos foram apoiados. Sob o ponto de vista científico-cultural, salienta-se um dos maiores projetos de tradução até agora já realizados, o das sagas da Islândia. Essas sagas representam literatura européia de significado mundial e estarão no centro das atenções da Exposição do Livro de Frankfurt em 2011. A Renânia do Norte/Vestfália mantém vários elos com a Islândia. Do Convento de Corvey é que sairam os monges que cristianizaram o país na Idade Média. A Academia Brasil-Europa mantém o seu centro nesse Estado.
Rio de Janeiro, 19.01.2011
2a. Tarde Abolicionista. Terá lugar, no dia 28 de janeiro, no Atelier Belmonte, Rua do Lavradio, 34, Rio de Janeiro, uma segunda Tarde Abolicionista a favor de projetos do Instituto D. Isabel I. Seguir-se-á palestra de Inoã Pierre Carvalho Urbinatti sobre a historia do Abolicionismo, com entrega de títulos de sócias honorárias à historiadora Mary Del Priore e à jurista Sonia Rabello de Castro.
Centro de Estudos Brasil-Europa A.B.E., 18.01.2011
Memória cultural dos Açores nos seus elos internacionais. Em encontro realizado, o Dr. A. Borges, vindo de Portugal, lembrou da presença dos Açores na vida cientíico-cultural e musical das últimas décadas em contextos internacionais. A memória da vida cultural na Ilha de São Miguel em meados do século XX pode elucidar elos dos Açores com países europeus, com o Canadá, os EUA e o Brasil. Entre outros pontos, salientou que a tentativa de formar um coro para a Freguesia de São Pedro de Nordestinho, o Pe. António de Medeiros Souza criou possibilidades de formação musical e teórica para jovens nos anos 40/50. No Seminário, êle próprio estudou com o Pe. Jaime Silveira e, posteriormente, com o Dr. Antonino Tavares, diretor da Capela do Seminário. Passou a dirigir o coro Gregoriano. A partir de 1959, já sacerdote, assumiu a direção do coro da Sé. Transferido para a Praia da Vitória, tornou-se regente da Banda Filarmonica e do coro da matriz. Desenvolveu ali intensas atividades no sentido de formação de um coro infantil, com a colaboração de professoras das três escolas locais, com 500 participantes. Com esse coro, executando obras polifônicas, apresentou-se também no teatro da Praia da Vitória, assim como em celebrações em Angra. Realizou pesquisas nos acervos musicais locais e entrevistas com pessoas idosas, publicando trabalho sobre a antiga prática de música com acompanhamento orquestral nas igrejas. Apesar de perspectivas de ida ao Instituto Pio X de Nova York, foi enviado a Roma, para estudar no
Pontificio Istituto di Musica Sacra, à época do Concílio. Passou a pertencer, desde então, à rêde de teólogos especialistas em música sacra da Europa continental. Os elos com o Brasil foram estreitos.
No EUA, o Dr. Antonino Tavares, tornou-se pároco da igreja de Santo Cristo de Fall River, localidade próxima a Boston, cuja população é em grande parte - mais da metade - de origem portuguesa, sendo o português idioma corrente.
Portugal: Lisboa, 17.01.2011
Revitalização da Capella Olisiponensis, Lisboa. A
Capella Olisiponensis é o coro polifónico da Basílica dos Mártires de Lisboa, fundado e dirigido pelo Pe.Dr.Armindo Borges, vice-presidente do ISMPS e musicólogo especializado em Polifonia Vocal. Paralelamente, deverá manter a
Schola Cantorum Olisiponensis dedicada à prática do Canto Gregoriano. A
Capella Olisiponensis tem como objetivo o cultivo das grandes obras a capella da Polifonia Vocal Clássica, entre outros de Palestrina, Vitória e Duarte Lobo. Para a formação de cantores, reativou-se a escola da Capella, onde se ensina teoria musical e leitura, técnica de canto e Canto Gregoriano. Um dos objetivos é o de cantar missa dominical em gregoriano, na Igreja do Sacramento, ao Chiado, assim como missas com canto
polifônico nas principais festas do ano litúrgico. A Capella mantém elos com organizações internacionais e pontificias dedicadas à musica sacra.
Centro de Estudos Brasil-Europa A.B.E., 16.01.2011
Teologia, Estudos Interculturais, Estética e Praxis. Preparatórias a encontro com Pe. Dr. Armindo Borges (Lisboa), vice-presidente do I.S.;M.P.S.. Publicações consideradas: A. D. Ornella,
Das vernetzte Subjekt - uma aproximação teológica à compreensão da subjetividade sob as condições das tecnologias da informação e comunicação, da série
Theologie-Kultur-Ästhetik da Universidade de Graz, editada pelo Prof. Dr. G. Larcher e Dr. Ch. Wessely; W.Nottbohm,
Religiöse Bilderwelten - uma pesquisa interpretativa-filosófica de lírica, da série
Literatur-Medien-Religion, editada pelo Prof. Dr. Langenhorst (Augsburg); R. Steger,
Bibliographie Sakraler Gebäude - igrejas, sinagogas, mesquitas, casas de oração, mausoleus funerários, da série
Ästhetik-Theologie-Liturgik, ed. pelo Prof. Dr. Schwebel (Marburg) e Prof. Dr. A. Gerhards (Bonn); S. Loiero,
Fundamentalmetanoia - pesquisas sobre um local de vivência prático-escatológica e de cultura da memória, da série
Tübinger Perspektiven zur Pastoraltheologie und Religionspädagogik, ed. O. Fuchs e outros.
Cultura/Natureza, 15.01.2011
Proteção à Amazônia como tarefa científico-cultural premente
. Complexo Hidrelétrico de Belo Monte como desastre ecológico, cultural, civilizatório e humanitário no Ano das Florestas 2011 (!). Encontra-se em andamento uma ampla iniciativa para o direcionamento à Presidente do Brasil de uma petição online de absoluta emergência. A hidrelética iria inundar 100.000 hectares de floresta, causar impactos graves no Rio Xingu, atingindo acima de 40.000 pessoas, causar a morte de inumeráveis animais e destruir o ambiente natural e cultural de numerosas comunidades indígenas, cujas culturas seculares representam um patrimônio para o Brasil, para a Humanidade e cuja perda seria irreversível. Argumentos econômicos e desenvolvimentistas para a sua construção não correspondem aos mais recentes conhecimentos científicos e tendências do pensamento, surgindo como atentatórios à inteligência, ao bom senso e ao amor à terra e à vida. Os danos para o Brasil e sua imagem seriam graves, maiores do que suposta utilidade energética. É dever de todos aqueles que se dedicam à Cultura - em todas as áreas -, às Ciências e a uma Ética de respeito à vida que se informem a respeito desse projeto, que tomem parte nesse debate e, eventualmente, na petição, segundo os ditames da consciência. Mais informações poderão ser obtidas, entre outros, através do site da organização avaaz pela Internet. (Ir. M. Kolling)
Campos dos Goytacazes, 14.01.2011
Festa de Santo Amaro e Cavalhada. No próximo dia 15 de janeiro, no município de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, ocorrerá uma tradicional Cavalhada. A Cavalhada remonta a uma encenação lúdica do combate entre mouros e cristãos, utilizando-se de cavalos e trajes típicos de inspiração medieval. A festividade ocorre na cidade de Campos, durante as comemorações do dia Santo Amaro, que se estendem do dia 6 de janeiro até o dia 16 de janeiro. O nome do município de Campos dos Goytacazes se refere aos antigos índios da etnia Goitacá, mas a tradição da Festa de Santo Amaro e a Cavalhada datam do século XVIII, sendo que esta contínua tradição de origem portuguesa, a partir de uma época em que tropeiros e muleiros realizavam o sistema de transporte de carga entre as províncias (L. Kaltner)
Finlândia e Alemanha, 14.01.2011
Recital de violão de Sidnei José da Silva em Wasa. De retorno ao Brasil após a sua participação em Curso de Regência em Wasa, sob a direção de Sergio Igor Chnee, Sidnei J. da Silva fêz uma passagem por Bonn, Alemanha, para visitar a Casa de Beethoven e os túmulos de Clara e Robert Schumann. Em Wasa, apresentou, em concerto, composições de Villa Lobos (Prelúdio I, Mazurka-Choro), Garoto (Jorge do Fusa), Paulinho Nogueira (Bacaninha 1) e, em primeira audição, Gedank/Experiment/Musik 1 de Jean Goldenbaum. Regeu também o primeiro movimento da Ode to Friendship desse compositor brasileiro com a Wasa Sinfonietta Ensemble. De tradicional família de músicos de Diamantina e Carapicuiba/SP, teve como professores Manoel Andrade, Paulo Porto Alegre e Luís Carlos Tessarin. Dirige o projeto "Educação Musical: uma missão apaixonante", em Barueri. No âmbito do Teatro, acaba de receber apoio para a realização de Poema Sujo, de Ferreira Goulart, com a Companhia Salamandra de Teatro.
Centro de Estudos Brasil-Europa A.B.E., 13.01.2011
Publicações periódicas consideradas:
Journal of Intelligence History, que substitui as antigas Newsletter do
International Intelligence History Study Group da Universidade de Bochum, editado por Miachael Wala, publicado duas vezes ao ano;
Periplus, Anuário de História Extra-Européia do Grupo de Trabalho de História Extra-Européia, sob a direção de Christoph Marx;
Redescriptions: Yearbook of Political Thought and Conceptual History, editado por Kari Palonen; Aldous
Huxley Annual: A Journal of Twentieth-Century Thought and Beyond;
Anthropological Abstracts: Cultural/Social Anthropology from German-speaking countries, editado por Ulrich Oberdiek;
Bulletin da Association Euro-Africaine pour l‘Anthropologie du Changement Social et du Développement/Euro-African Association for the Anthropology of Social Change and Development;
The Dialogue/Das Gespräch/Il Dialogo: Yearbook of Philosophical Hermeneutics/Jahrbuch für philosophische Hermeneutik/Annuario di Filosofia ermeneutica, editado por Riccardo Dottori; Revista de Ecologia da Comunicação e Ética da Mídia =
Zeitschrift für Kommunikationsökologie und Medienethik, editado pelo Institut de Ecologia da Informação e da Comunicação, Duisburg;
Religion-Staat-Gesellschaft= Zeitschrift für Glaubensformen und Weltanschauungen/Journal for the Study of Beliefs and Worldviews, ed. por Gerhard Besier e Hubert Seiwert; Anuário da Sociedade Internacional de Praxis Filosófica;
Jahrbuch der Internationalen Gesellschaft für Philosophische Praxis, ed. Thomas Gutknecht e outros;
Intercambio, Anuario del Intercambio Cultural Alemán-Latinoamericano/Jahrbuch des Stipendienwerkes Lateinamerika-Deutschland, editado por Margit Eckholt, Benediktbeuern;
Berliner Blätter - Contribuições etnográficas e etnológicas, editado pela Sociedade de Etnografia e pelo Instituto de Etnologia Européia da Universidade Humboldt de Berlin;
The Journal of Musicology, University of California Press, editado por D. Melamed, E. Bergman e F. Grave.
Temas tratados no último número (ano 63/4) da revista A Pesquisa Musical (Die Musikforschung), da Sociedade Alemã de Musicologia: R. Rennicke, Sons do Alphorn como veículo de reflexão musical - vivência de aboios de Lord Byron e Jean Paul; M. Waldura, Modificações da forma Sonata em Berwald; C. Wiesenfeldt: Cantus versus planus - Reflexões sobre a Missa Hercules Dux Ferrariae de Josquin; G. Wiegand. das datas da atividade de Jommelli como co-adjutor da Cappella Giulia; B. Köhler, O compositor de Stralsund Johann Vierdanck - origem e presença na capela real da Saxônia. O estudo de R. Rennicke (Tübingen) adquire particular interesse para os estudos culturais euro-brasileiros. O autor parte do fenômeno da Memória. Considera, e.o. Rousseau e a ação da memória na música, Byron e a Metafisica da música de pastores, Jean Paul e o passageiro dos sons do Alphorn.
Rio de Janeiro, 12.01.2011
Comemoração do dia de São Sebastião no Rio de Janeiro a 20 de janeiro. O dia 20 de janeiro tornou-se data comemorativa da cidade a partir de um combate decisivo ocorrido no ano de 1567, contra os tamoios. Este combate se deu na atual região da praia do Flamengo, e na rua do Russell foi erguido na época moderna um belo monumento a São Sebastião. Consta por cronistas que durante a batalha o Santo foi avistado combatendo os índios tamoios entre as canoas. Tradicionalmente, nesta data, ocorre uma procissão da Paróquia de São Sebastião, dos Capuchinhos da Tijuca, até a Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, e um Auto é encenado.
Foto: Abaixo e à esquerda, imagem do Outeiro da Glória, antigo núcleo de entrincheiramento Tupinambá de Uruçumirim, atual bairro da Glória, próximo à rua do Russell, com vista para a praia do Flamengo (L. Kaltner)
Alemanha: Marienthal (Westerwald), 11.01.2011
Curso de clavicórdio de Suzana Mendes. Realizou-se, de 5 a 9 de janeiro, curso de clavicórdio na Haus Marienthal, da Arquidiocese de Colonia, organizado por Suzana Mendes, especialista portuguesa em instrumentos de tecla antigos. Contou com a participação de instrumentistas amadores e profissionais de diversas partes da Alemanha e da Holanda. O clavicórdio é um instrumento quase totalmente desconhecido por não ser adequado às salas de concerto atuais, com reduzido volume sonoro, mas com grande capacidade expressiva. Entre os compositores estudados, destacaram-se nomes ibéricos, como Tomás de Santa Maria e Carlos Seixas. Paralelamente realizou-se um curso de consort de violas da gamba, dirigido por Anke Böttger.
Porto, 10.01.2011
Celebrações em memória ao Mtro. Dr. Manuel Ivo Cruz. Celebrou-se, a 31 de dezembro, missa de sétimo dia na Igreja da Lapa, do Porto. Está prevista uma missa de trigésimo dia, com concerto. Essas celebrações reunem admiradores do falecido regente, pesquisador e idealista por causas politico-culturais de Portugal. Dr. Manuel Ivo Cruz, uma das mais respeitadas personalidades da vida musical portuguesa, foi um benemérito da Academia Brasil-Europa e erudito conhecedor de assuntos luso-brasileiros. Estudo sobre a sua obra sera publicado na Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira.
São Paulo, 09.01.2011
reCriação. Silente-Escritório da Música, sob o título de reCriação, anuncia
hearing the silence, Claudio Abbado por Paul Smaczny/DVD EuroArts.
Rio de Janeiro, 09.01.2011
Questões teóricas relativas a Cerimonial e Protocolo. Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, graduado em História pela PUC-Rio, bacharelando em Direito pela mesma universidade e pós-graduado em Relações Internacionais pela UCAM dedica-se ao estudo de questões relativas a Cerimonial e Protocolo, sendo gestor do programa de Relações Publicas e Internacionais, Cerimonial e Protocolo do IDII, Rio de Janeiro. A essas questões não se tem dado, segundo êle, a importância devida em cursos de Relações Públicas, Relações Internacionais, Comunicação Social, Turismo ou Hotelaria. Somente na primeira faculdade citada (RP), existe, em geral, uma cadeira que se costuma denominar “Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo”. Questiona se, de fato, é correta a caracterização do brasileiro como informal. Menciona que parece não haver uma Teoria de Cerimonial e Protocolo. Devido aos eventos internacionais que se esperam no Brasil, o assunto ganha em atualidade.
Minas Gerais: Uberlândia 08.01.2011
Flautas Sincopantes. O Conservatorio Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, gravou a obra para flautas doces de Calimério Soares. O CD, dentro do Projeto "Doce Harmonia", dá continuidade a gravações anteriores: Sopro Clássico e Aquarela Brasileira. Inclui versões adaptadas de obras renascentistas e de música folclórica brasileira criadas à medida das necessidades do trabalho docente do compositor no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. O seu objetivo foi o de, em alguns casos, "mesclar elementos estéticos do passado com o presente, não obedecendo a algumas regrais formais impostas pela tradição musical". No passado, a sua idéia foi a de tentar estabelecer "uma nova sonoridade, criar uma nova música". Hoje, o instrumento desempenha papel significativo em cursos de nível técnico nos conservatórios e superiores. Do conteúdo: Flautas Sincopantes (1986); Três Miniaturas (1977), Gavotas 1 & 2 (1979); Prelúdio e Allegro (1983); Serenata N° 3 (1979); Prelúdio e Fuga (1985); Trio Disforme (1979). Produção artística: A. Pereira Pacheco e Betiza Landim.
Cultura/Natureza 07.01.2011
Ano das Florestas 2011. As Nações Unidas declararam o ano de 2011 a Ano das Florestas. Tendo como um de seus programas dedicados às relações entre Cultura e Natureza e já tendo desenvolvido trabalhos em várias regiões e contextos, a A.B.E. dará prosseguimento a seus estudos emprestando particular atenção às florestas nos seus elos com questões culturais, com a linguagem simbólica e, sobretudo, desenvolvendo estudos sobre a história cultural das florestas, existentes ou já destruídas, em particular no Brasil. Procurará tratar do patrimônio florestal sob diversos aspectos, salientando a necessidade de estudos da memória de florestas em regiões florestalmente delapidadas para o presente e para a configuração do futuro. Procurara contribuir à consciência de que concepções e práticas de "desmatamento" significam destruição patrimonial, falta de cultura e de respeito à terra. Os trabalhos serão relatados na Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira.
Vaticano/Alemanha 06.01.2011
Nationes ex longinquo ad Te venient et munera deferentes adorabunt... . Durante décadas os visitantes do instituto de pesquisas da organização pontifiícia de música sacra deparavam-se, na sala de recepção do instituto, com uma batik com os dizeres das Escrituras referentes à festa de 6 de janeiro. Esses dizeres serviram de motivo condutor dos trabalhos etnomusicológicos referentes ao Brasil e a outros países latinoamericanos. Foram considerados sob a perspectiva teórico-cultural e como ponto de partida para a análise da linguagem simbólica de expressões populares até então não compreendidas no seu sentido por folcloristas e etnomusicólogos. Em seminários universitários, realizados juntamente com a A.B.E., elucidaram-se várias tradições do Caribe, e, no Brasil, entre outras, o Maracatú.
Alemanha: Colonia 05.01.2011
Universidade de Colonia e os três Reis Magos. O sêlo da Universidade de Colonia traz a imagem da adoração dos Três Reis Magos. Essa representação indica os elos da universidade com a tradição dos estudos, da filosofia e da teologia numa cidade que foi marcada através dos séculos pelo culto às (supostas) relíquias dos Três Reis Magos, até hoje veneradas na Catedral. O elo da imagem com os estudos e a filosofia é facilmente compreensível, pois se trata da adoração da Sabedoria daqueles que, peregrinando, procuraram o saber e encontraram o Logos, recuperando, assim, a dignidade perdida do homem decaído. Essa posição central de Colonia na história da veneração e da teologia dos Três Reis Magos fêz com que essa imagem e as tradições correspondentes se tornassem um dos principais objetos de estudos da Academia Brasil-Europa e do ISMPS, ali localizados. As respectivas tradições brasileiras - e latinoamericanas em geral - foram comparadas com as européias e analisadas sob diferentes aspectos e tratadas em diversas ocasiões. Assim, a ABE foi procurada através dos anos por vários pesquisadores de Folias de Reis, Reisados e outras expressões culturais. Muitas são as possibilidades de estudos, para além dos teológicos, historicos e folclóricos. Tem-se, na imagem dos três
magos coroados o núcleo de concepções antropológidas de antigas raízes, fundamento da linguagem simbólica.
Finlândia: Vasa 04.01.2011
Sergio Igor Chnee, Wasa Sinfonietta Ensemble e músicos brasileiros, de 4 a 9 de janeiro de 2011. Realiza-se, em Vasa, um curso internacional de regência, sob a direção de Sergio Igor Chnee, incluindo os seguintes eventos: dia 6, às 18 horas, na sala da Prefeitura, "Tarde de Música de Câmara da Epiphania", para estudantes avançados de regência, dia 8, às 18 horas, Tarde de Violão, com a participação de Sidnei José da Silva, Álvaro Henrique e Veikho Siponkoski; dia 9, Concerto Final, às 16 horas, com obras de Mozart, Beethoven, Suolahti, Järnefelt e Goldenbaum, com primeiras audições.
Alemanha: Renânia do Norte/Vestfália 03.01.2011
Órgão da igreja de Eckenhagen nas proximidades do Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E. Como mais um instrumento adequado para a realização de eventos nessa região marcada pela existência de vários órgãos históricos oferece-se o instrumento de Johann Christian Kleine, 1795, restaurado pelo especialista Dr. Franz-Josef Vogt. Esse musicólogo e perito em órgãos está desenvolvendo trabalhos históricos relativos a órgão alemão enviado ao Brasil, no século XIX. A publicação sobre o instrumento de Eckenhagen foi publicada na Acta Organologica 31, em livro comemorativo aos 80 anos de Wilhelm Riedel, editado por Alfred Reichling (Kassel: Merseburger 2009,163-184).
Arquitetura e urbanismo: 02.01.2011
Movimentos populares contra grandes projetos. Um dos fenômenos atuais que suscitam reflexões culturais e urbanológicas diz respeito a movimentos populares contra projetos de grandes dimensões e que levam à transformação de grandes áreas, espaços urbanos e edificios históricos, com a destruição de árvores por vezes centenárias. Esse é o caso da estação ferroviária de Stuttgart (Stuttgart 21), Alemanha, e o projeto de reurbanização do forum Les Halles, em Paris. Mesmo em casos nos quais a situação atual é infeliz e resultado de medidas questionáveis de planejadores do passado recente, como em Paris, onde construções do histórico mercado, de alto nível qualitativo foram substituídas por edificações insuficientes esteticamente, a intensidade da indignação popular contra projetos decididos por administrações e pela política surpreende. Essas demonstrações têm suscitado debates político-culturais, onde se considera a oportunidade ou não de uma maior participação direta nas decisões políticas de planejamento. Salienta-se, sobretudo, uma crescente aversão por projetos grandiosos, onde os critérios são primordialmente de natureza tecnocrática, econômica ou desenvolvimentista, sem maior consideração e respeito pelo significado cultural adquirido por espaços e, sobretudo, pela natureza. Constata-se uma incoerência entre discursos que se pronunciam, por exemplo pelo Dia da Árvore, procurando-se despertar na juventude o respeito e a admiração pelas grandes árvores e pelos parques centenários, e as medidas concretas tomadas por planejadores, que surgem como expressão de falta de sensibilidade e, assim, de cultura. A análise teórica desse fenômeno cultural que é o despertar da voz de comunidades contra grandes projetos de planejamento e de urbanismo, - mesmo que decididos por instâncias legitimadas democraticamente - merece ser conduzida em contextos globais.
Perspectivas: 01.01.2011
Brasil-Europa 2011 - perspectivas e projetos. O ano de 2011 inicia-se de forma promissora para os trabalhos euro-brasileiros em contextos globais. Vários projetos em andamento poderão ter continuidade com base nas preparatórias já realizadas. A passagem dos 500 anos da conquista portuguesa de Goa e de Malaca (2010/2011) levarão a empreendimentos e cooperações que darão oportunidade à consecução de projetos do programas de pesquisas Oriente/Ocidente e ao tratamento de questões culturais atuais que dizem respeito às relações do Brasil com várias nações da Ásia. O Dia Mundial de Albert Schweitzer 2011, levará a um direcionamento mais acentuado dos trabalhos às relações entre a cultura e a ética de respeito à vida. Considerando que a 4 de outubro se comemorá o Dia Mundial da Proteção dos Animais, a atenção será dirigida à questão do antropocentrismo nas concepções culturais e a necessidade de desenvolvimento teórico de um conceito de cultura que leve em consideração o Direito dos Animais: Crueldade não é Cultura!
Sob o ponto de vista das relações entre os países de língua alemã e o mundo de lingua portuguesa, considerar-se-á os 100 anos da apresentação de Jedermann, de Hugo von Hofmannsthal (1874-1929), de particular relevância para a tradição da Academia Brasil-Europa. Sob o aspecto musicológico, o ISMPS desenvolverá trabalhos relacionados com o ano Liszt: 2011 marca a passagem dos 200 anos de seu nascimento e dos 125 anos de sua morte. Vários complexos tematicos já foram preparados para serem discutidos em eventos. Questões das relações entre os Estudos Culturais empíricos e a Historia deverão continuar a ser tratadas em contextos brasileiros.
Retrospectiva: 31.12.2010
Brasil-Europa 2010 - alguns momentos dos trabalhos euro-brasileiros em contextos globais
Cultura/Natureza:
Polinesia/Brasil, Brasil/Havai, Brasil/Nova Scotia, Nouvelle France, Les Laurentides, Nova England, Singapura
Oriente/Ocidente:
China/Havai,China/Singapura, India/Singapur
Poética da Urbanidade/Arquitetura/Paisagismo:
Halifax, Québec, Montreal, Bar Harbor
Processos transatlânticos/interamericanos/pacíficos:
Havai-Brasil, Singapura/Brasil, Canadá/Brasil, Leste do USA/Brasil
Mundo de língua alemã/mundo lusófono:
"Berlim à luz" - Ciência 2010, Capital Européía da Cultura, Ano Schumann: Saxônia, Reno, 25 da fundação alemã do ISMPS
Mundo indígena:
Panindigenismo - USA-Brasil, Canada-Brasil
Contexto do Mercosul:
Uruguai/Argentina/Chile/Brasil em reportagens dos anos 30
Estados:
Mato Grosso, Pará, Amazonas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro
Antropologia da Música e Etnomusicologia/IBEM:
Taiti, Havai, Singapura
Museus e cooperações:
Army Museum, Government House (Halifax), Museu M. Bourgeoys (Montreal), Fauneuil Hall, Peabody
Museum (Boston), Abbe Museum (Bar Harbor), e.o.
Universidades visitadas:
e.o. Harvard (Boston), Laval (Quebec), UQAM, McGill (Montreal)
« Notícias anteriores Notícias mais recentes »