Atualidades BRASIL-EUROPA. Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais - Academia Brasil-Europa. Ed. A.A.Bispo


Atualidades

BRASIL-EUROPA

ACADEMIA BRASIL-EUROPA (A.B.E.)
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada em 1968)
e institutos integrados de pesquisas. Editor: Prof. Dr. A. A. Bispo

 

Portal Brasil-Europa      Academia      I.S.M.P.S.      Revista     Contato     Impressum     Estatística



Notícias

para comunicados: Contato

coordenação e redação: secretariado da A.B.E.

 

Notícias mais recentes »



Ponto alto da cultura de 2010: movimento Tortura não é cultura contra as touradas na Espanha e resolução do Parlamento de Catalunha proibindo-as.

Alemanha: Reno do Norte/Vestfália (A.B.E.) - 31.12.2010
Falecimento do Prof. Dr. Franz Müller-Heuser (1932-2010). Noticia-se o falecimento de uma personalidade da vida cultural alemã e da política músico-cultural internacional a quem o I.S.M.P.S. e a A.B.E. muito devem por significativos apoios prestados desde os anos setenta, pelo aconselhamento de seu trabalho e pela sua presença em simpósios e conferências. Cantor de ópera e de câmara, formado pela Folkwangschule em Essen, estudou Musicologia, Históría da Arte e Filosofia na Universidade de Colonia. Com um trabalho de doutorado sobre a Estetica do Canto Gregoriano, colaborou aos estudos respectivos, tais como aqueles desenvolvidos em Maria Laach. Em 1976, tornou-se diretor da Escola Superior de Música da Renânia, em Colonia, na qual era professor de canto desde 1963. Nessa posição, apoiou muitos brasileiros que ali estudaram. Em 1978, fundou o Conselho de Música do Reno do Norte/Vestfália, o qual presidiu. Em 1988 tornou-se Presidente do Conselho de Música Alemão, em 1999 Presidente do Conselho de Cultura. Foi membro do Conselho Radiofônico da Rádio da Alemanha Ocidental (WDR), da Fundação Cultural dos Estados da Alemanha e Vice-Presidente do Conselho Internacional de Música, Paris. Fundou a Escola Superior de Música de Nürnberg-Augsburg.


In memoriam - 30.12.2010
Falecimento do Mtro. Dr. Manuel Ivo Cruz (1935-2010) no dia de Natal. O ano de 2010 encerra-se com a triste notícia do falecimento do Maestro Dr. Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz, ocorrido no Hospital de Santo António, no Porto, ode se encontrava internado. Não só Portugal, mas também o Brasil e a vida musical internacional perdem uma personalidade modelar, de altíssima erudição, da mais elevada capacidade criadora e interpretativa, de inabalável idealismo musical, humanístico e humanitário, portador de cultura ampla, diversificada e profunda, e sobretudo de qualidades de caráter exemplares, marcadas por lealdade e retidão. Após estudos musicais e universitários em Portugal, aperfeiçoou-se, a partir de 1954, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, no Mozarteum de Salzburg, Áustria. Foi diretor musical da Orquestra Filarmônica de Lisboa, desenvolvendo intensa atividade musical como regente e organizador, entre outros como responsável por programas musicais da Rádio e Televisão Portuguesa, em óperas do Teatro da Trindade, como maestro-diretor do Teatro Nacional de São Carlos, como fundador e maestro dos Cursos Internacionais da Costa do Estoril, como presidente do Círculo Portuense de Ópera e da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz. Filho do compositor e Mtro. Ivo Cruz (1901-1985), foi, como o seu pai, sempre ligado profundamente ao Brasil, onde apresentou-se como regente, ministrou cursos e proferiu conferências, tendo sido agraciado com a Ordem do Rio Branco.

Foi membro honorário da Sociedade Brasileira de Musicologia, presidente de honra dos conselheiros do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS e.V.), do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos (I.B.E.M.) e da Academia Brasil-Europa. Contribuiu fundamentalmente à realização do Congresso Internacional Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões", levado com pronunciamento na Universidade de Colonia. Participou, também de forma fundamental, no Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo da A.B.E., em 2004, realizando conferências em Parati, em sessão conjunta com a Academia Brasileira de Música na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e no Museu Imperial, em Petrópolis. Passou longas temporadas em Colonia, Alemanha, onde contribuiu intensamente aos trabalhos da A.B.E., na realização de seminários, em conferências e na organização de eventos. Ainda em abril do corrente ano, manifestava a sua esperança de em breve poder ter a oportunidade de um novo encontro, na Alemanha ou em Portugal, referindo-se a um artigo publicado na Revista Brasil-Europa sobre o seu texto "Essencial sobre a Ópera em Portugal". Nos trabalhos relativos à cultura musical do mundo de língua portuguesa, a partida do Mtro. Ivo Cruz deixa uma profunda lacuna, sobretudo por ter sido êle o grande revelador e revalorizador de compositores portugueses caídos injustamente no esquecimento, em particular do século XIX. Mais do que a monumental obra artística e científico-cultural que deixa, o seu maior legado é o da exemplaridade do seu caráter e de uma vida guiada pelos mais elevados princípios éticos.
https://revista.brasil-europa.eu/123/Ivo_Cruz.html



Alemanha: Reno do Norte/Vestfália (A.B.E.) - 29.12.2010

Círculos externos e rêdes em políticas culturais de ministérios rediscutidos. Um dos capítulos do livro recentemente publicado sobre o Serviço do Exterior da Alemanha, como noticiado, apresenta particular significado para o estudo de processos político-culturais do período posterior à Guerra: o da Nova Diplomacia alemã e, em particular, o tópico que diz respeito à função de rêdes e círculos externos ao Govêrno no trabalho ministerial. A esses círculos pertenciam, nos anos 50, organizações como a Sociedade Teuto-Inglêsa, a Ponte Atlântica, a Sociedade Alemã para a Política Exterior, entre outras. Nesse contexto, a obra menciona projetos voltados à criação de institutos de pesquisas, tal como o do Instituto Alemão de Pesquisa de Questões Internacionais e um Instituto Teuto-Inglês. Levanta-se, agora, a necessidade de consideração desse desenvolvimento e dos problemas apontados pelos autores quanto aos critérios, à função e à legitimidades dessas rêdes também com referência às relações teuto-brasileiras.



Alemanha: Reno do Norte/Vestfália (A.B.E.) - 28.12.2010
Relações Diplomacia-Ciência-Cultura rediscutidas. O ano de 2010 foi marcado por debates causados pela publicação dos resultados de pesquisas de uma Comissão Independente de Historiadores, convocada pelo antigo Ministro do Exterior da Alemanha, Joschka Fischer, em 2005, com a finalidade de examinar a história do Serviço do Exterior à época do Nacionalsocialismo. Esse livro procurou destruir o mito de que esse ministério tivesse sido um núcleo de resistência ao Nazismo, levantado questões a respeito de continuidades no período subsequente. (E. Conze, N. Frei, P. Hayes, M. Zimmermann, Das Amt und die Vergangenheit: Deutsche Diplomaten im Dritten Reich und in der Bundesrepublik, Munique: Blessing, 2010). Ainda que não mencionando o Brasil, essa tentativa de "correção da imagem histórica de uma das elites mais importantes politicamente do país" é de relevância para estudos das relações culturais e científicas no contexto Alemanha-Brasil. Foi assim, considerada pela Academia Brasil-Europa no âmbito dos seus trabalhos relativos ao Ano da Ciência de 2010. Esse ano foi aberto pela A.B.E. expressamente com trabalhos que procuraram demonstrar a necessidade de estudos aprofundados dos vínculos entre a Diplomacia, a Ciência e a Cultura no âmbito dos estudos voltados ao mundo de língua portuguesa no passado nacionalsocialista e de suas consequências. Encerrando os trabalhos de 2010, a A.B.E. volta a colocar essa temática no centro de suas atenções, tratando-a sob diferentes aspectos. Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, Gummersbach, Sessões de Estudos de Inverno.
https://revista.brasil-europa.eu/124/Berlim_ano_2010.html


In memoriam

José Antonio Resende de Almeida Prado (1943-2010). Uma das grandes perdas da vida musical ano de 2010 foi a causada pelo falecimento do compositor Almeida Prado, dia 21 de novembro. Estudou no Brasil com Camargo Guarnieri, Dinorá de Carvalho e Osvaldo Lacerda. À época da fundação da atual organização Brasil-Europa (ND 1968), era professor do Conservatório de Santos. Entre 1969 e 1972 estudou na Alemanha (Darmstadt) e na França (Fontainebleau, Paris). Criou obras para o Ministerio dos Assuntos Culturais da França  e várias de suas composições foram executadas no Exterior, entre outros, na Suíça, em Israel, USA, França, Alemanha, Espanha. A partir de 1974, passou a atuar como docente da Universidade de Campinas, dirigindo o seu Instituto de Artes de 1981 a 1987.


Alemanha: Baviera (A.B.E.) - 27.12.2010
Berchtesgaden. Tradições comparadas do ciclo do Advento e Natal: Ganggerl, Buttenmandl, Kramperl, Böllern. Na região de Berchtesgaden, do sudeste da Baviera, nos limites com a Áustria, entre Maria Gern e Ramsau, cultivam-se antigas tradições do ciclo do Advento e do Natal. Jovens com máscaras com atributos animalescos e diabólicos, vestidos de palha ou de peles, percorrem casas e assustam crianças. A tradição do Krampus, de remotas origens, tem testemunho histórico do século XIII. Na região existem ca. de 45 grupos mantenedores do costume, designados como Bassen (singular Bas). Desde o século XVII, atiradores de Natal, os Weihnachtsschützen, recebem o Chegado com salvas. Essa elucidação parece substituir um sentido mais antigo da tradição, o do afastamento de espíritos maus, das sombras, através de estrondos. No Brasil, essa tradição permanece no Rio Grande do Sul. A pesquisadora Cristina Rolim Wolffenbüttel apresentou o resultado de suas pesquisas em Montenegro no Forum Rio Grande do Sul do Congresso Internacional "Música, Projetos e Perspectivas" da A.B.E., em 2002. Essa pesquisadora apontou permanências e transformações do costume no exemplo do Terno de Atiradores do Ano Novo e Biá, sociedade registrada, anteriormente denominada de Terno de Atiradores de Alfama. Assim como na Alemanha, não se observa no Brasil uma decadência, mas sim até mesmo uma revitalização da tradição. Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, Gummersbach, Sessões de Estudos de Inverno.


São Paulo - 26.12.2010
Atibaia. Estudos de tradições populares/Comissão Paulista de Folclore: Cavalgada para o recebimento de imagem vinda de Aparecida do Norte para peregrinação por cidades do interior de São Paulo, com a participação de pesquisadores culturais. O estudo da linguagem visual relacionada com tradições em torno da imagem negra de Maria vem sendo desenvolvido pela A.B.E. em vários países, entre eles na França e no Canadá. Em 2010, esses trabalhos tiveram como referência a veneração da Virgem de Liesse, em Montréal. 
https://revista.brasil-europa.eu/128/UQAM-e-Jesuitas-no-Canada.html



Vaticano - 24.12.2010
Homília de Natal como pronunciamento teológico-antropológico. A homília pronuncada por SS. o Papa Bento XVI na Missa de Natal celebrada na Basílica de São Pedro foi marcada por excepcional erudição e profundidade teológica, representando um verdadeiro pronunciamento, também de significado para reflexões antropológicas. Entre os pontos tratados, salientam-se considerações a respeito do conceito do Belo e da música espiritual. Estudos mais aprofundados do texto poderão oferecer impulsos para a discussão antropológico-cultural e ético-estética da atualidade.


Universidades - 23.12.2010

Itália. Política universitária. A reforma universitária do Govêrno, aceita pelo Senado apesar de protestos estudantís, levará a consideráveis modificações no ensino superior italiano. Inclui a delimitação da ação de reitores nas universidades, a inclusão de de especialistas não-acadêmicos nos assuntos universitários e o não prolongamento de contratos com docentes. A reforma italiana, se assinada pelo Presidente, poderá representar mais um passo no desenvolvimento questionável que as universidades européias estão experimentando no presente.


Universidades - 23.12.2010

Ribeirão Preto, São Paulo. Criação do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Desde 2002, o curso de música local funcionou como uma extensão do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Supervisora: Profa. Dra. Silvia Bera.


Universidades - 21.12.2010

Universidade de Colonia.
Recepção do conceito de Zion, Ingrid Adams. Encerramento de pesquisa iniciada em 2008 no seminário "Música na hermenêutica bíblica" em contextos globais.


São Paulo - 15.12.2010

Homenagem a H. J. Koellreutter (1915-2005) - 95 anos. Evento realizado com Sérgio Villafranca no dia 15 de dezembro no Musicalis, Itaim-Bibi, São Paulo. Obras de Koellreutter, Villafranca, Mauro Muszkat, Cláudio Santoro e John Cage.


São Paulo - 15.12.2010

Revitalização de tradições natalinas brasileiras. Eventos culturais realizados em Joanópolis, SP, sob a direção de Neide Rodrigues Gomes, Vice-Presidente da Comissão Paulista de Folclore, com o envolvimento da comunidade. Armação de presépios em casas particulares segundo concepções e imagens tradicionais e realização de pastorís com base em pesquisas de campo e na literatura especializada. Cantos de Reis recuperados de registros de pesquisadores e executados pelo Coral da Melhor Idade. Apresentações em casas particulares e na igreja matriz. Preparação de apresentações no evento "Revelando São Paulo", a ser realizado em Atibaia, em janeiro de 2011.


Conferências: 11.12.2010
Biculturalismo e Modernidade. Questões estético-musicais de compositores de ascendência indígena no exemplo de Ballard. Conferência de E. Schreiber. Relações do compositor com o movimento indigenista e os seus elos com Darius Milhaud. Análise comparada de registros sonoros indígenas e trabalhos composicionais de Ballard. Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, A.B.E., Gummersbach, Alemanha.




Conferências: 11.12.2010
Trabalhos da A.B.E. de 2010 em contextos europeus, euro-americanos e euro-pacíficos: Polinésia Francesa, Singapura, Havai, Canadá e Estados Unidos. Trabalhos em cidades da Alemanha pelo ano Schumann 2010, em particular na Saxônia, Turíngia e na Renânia do Norte/Vestfália. Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, A.B.E., Gummersbach, Alemanha.





Conferências: 11.12.2010
Sinfonia do Bem/Symphony of the Good/Sinfonie des Guten, Jean Goldenbaum. Apresentação de obra do compositor brasileiro Jean Goldenbaum com conferência sôbre as suas concepções e seu processo criador. Exposição baseada em recente execução pela Camerata Cantareira, da Faculdade Cantareira SP, sob a regência de Sérgio Chnee. A obra consta das partes 1) Overture, 2) Pacifism, 3) Vegetarianism, 4) Constant Reflection, 5) End of Egoism - Beginning of Respect; 6) Commitment to the Truth; 6. Awareness of Good and Evil, 8) Finale. O compositor, de São Paulo, realiza o seu doutoramento na Universidade de Augsburg. A conferência foi precedida por diálogo a respeito de uma consideração mais intensa de uma Ética de Respeito à Vida e dos Direitos de Animais no trabalho da A.B.E.. Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, A.B.E., Gummersbach, Alemanha.




Recepções: 11.12.2010
Assembléia e recepção pelos 25 anos do I.S.M.P.S.. Discussão dos principais complexos temáticos tratados pela A.B.E. em 2010: Ciência como objeto dos Estudos Culturais e da science of science, Diplomacia Cultural, Transatlantismo e Interamericanismo, Cultura e Natureza/Configuração urbana e Paisagismo, Direitos Humanos em contextos globais. Consideração das atividades euro-brasileiras da A.B.E. no contexto da Cidade Européia da Cultura 2010 Ruhr e junto a universidades de diversos países pelo Ano da Ciência 2010. Comentários a respeito de procedimentos éticamente questionáveis de emulações, encampações de temas e outras expressões de pirataria intelectual por parte de grupos e instituições. Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa, A.B.E., Gummersbach, Alemanha.




Portugal - 03.12.2010

Pintura de Helena Justino. Inauguração, com Manuel Vaz, da Exposição de Pintura de Helena Justino na Livraria/Galeria Stuart, Rua Nova do Almada 20, Lisboa.


Rio de Janeiro - 26.11.2010
Lançamento do livro “D. Luiz  de Orleans e Bragança, Peregrino de Impérios”, da Profª. Drª. Teresa Malatian (UNESP). Livraria da Travessa, Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema, Rio de Janeiro. Realização do Instituto Cultural D. Isabel I.











Eventos: Pará - 23.11.2010
Dia do Marajó. Evento que reuniu em Belém pessoas e organizações interessadas em trabalhar pela região do Marajó. Palestra "Fala Marajó", resultado do "Processo de Escuta", diagnóstico realizado pelo programa Viva Marajó, com a participação dos coordenadores das equipes de pesquisa. SESC Boulevard Castilho França, 522/523, Campina.






Universidades - 22.11.2010
European School of Management and Technology. Schloss Gracht. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010







Comunicados - 06.11.2010

The Department of Communication and Art of the University of Aveiro (Aveiro, Portugal) will host PERFORMA‚11, a conference on performance studies, from May 19th to 21st, 2011. This conference seeks to generate and present new perspectives on musical performance through interdisciplinary and intercultural dialogue. The keynote speakers will be Prof. Richard Taruskin, from the University of California (Berkeley), and Prof. Thomas Turino, from the University of Illinois.Submissions are now invited; we particularly welcome submissions on the following themes: Performance and memory, Performance and body, Performance and gender. The conference will also consider proposals on any aspect of performance studies such as psychology of performance, philosophy and performance, performance practice, music pedagogy, musicology, ethnomusicology and performance analysis.

We welcome abstracts of a maximum of 300 words for paper presentations, pre-formed panels, lecture recitals, workshops and poster presentations. The submission deadline is January 15th, 2011. Abstracts and enquiries should be sent


Comunicados - 04.11.2010
O Conselho Alemão de Música (Deutscher Musikrat) realizará, de 17 a 19 de junho de 2011, uma programação dedicada à Alemanha na sua qualidade de país musical de grande vitalidade. O moto do evento, que pretente salientar e promover a riqueza e diversidade da música sob todos os aspectos, é "sem música - sem formação". Compositores, músicos, editores e todos aqueles relacionados com a música estão convidados a presenciar os eventos que serão realizados em todas as regiões do país.



Eventos: Santa Catarina - 28.10.2010
Lançamento do livro de Lúcia Schiffer Durães O Anel do Nibelungo - Richard Wagner - Guia Prático do Ouvinte e Recital a Dois Pianos de Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral. Teatro Governador Pedro Ivo Campos, Florianópolis.














Universidades - 1.10.2010
Universidade de Harvard, Boston. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos. Elos entre o Brasil e Harvard. Trabalhos no museu de etnologia Peabody. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010 
https://revista.brasil-europa.eu/128/Harvard-University.html









Museus - 1.10.2010
The Museum of African American Story, Boston. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010. Concepções de historiografia afro-americana e sua relevância para estudos interamericanos do abolicionismo 
https://revista.brasil-europa.eu/128/African-American-Story.html









Museus - 30.09. 2010
The Abbe Museum, Bar Harbor. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010. Questões do panindigenismo nas suas dimensões continentais. Preparatórias dos 300 anos da ida à América de Lafitau, iniciador dos estudos culturais comparados, da Etnologia e ciências afins 
https://revista.brasil-europa.eu/128/Abbe-Museum.html







Museus- 29.09.2010
Maritime Museum of the Atlantic, Halifax. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010. Dos estudos transatlânticos dos Descobrimentos: o papel dos portugueses 
https://revista.brasil-europa.eu/128/Descobrimento-do-Canada.html






Universidades - 26.09.2010
Universidade Laval, Québec. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010. Significado dos Sulpicianos na história eclesiástica e universitária do Canadá francês e o Sulpicianismo no Brasil 
https://revista.brasil-europa.eu/128/Universidade-Laval.html






Universidades - 24 e 25.09.2010
Universidade Laval de Québec a Montreal. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010. Questões culturais de universidades criadas a partir da integração de várias instituições. O papel da restauração jesuítica no Canadá e no Brasil 
https://revista.brasil-europa.eu/128/UQAM-e-Jesuitas-no-Canada.html







Universidades - 24 e 25.09.2010
Universidade McGill de Montreal. Da universidade na sua inserção em processos culturais transatlânticos. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa motivado pelo Ano da Ciência 2010. Universidade anglófona em contexto cultural franco-britânico 
https://revista.brasil-europa.eu/128/McGill-University.html














Museus- 23.09.2010
Musée Marguerite Bourgeoys, Montreal. Programa de atividades da Academia Brasil-Europa pelo Ano da Ciência 2010. Linguagens visuais e concepções simbólico-antropológicas em contextos transatlântico-interamericanos 
https://revista.brasil-europa.eu/128/Mar-nos-estudos-Canada-Brasil.html









Notícias mais recentes »