BRASIL-EUROPA
Notícias atuais

Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa (A.B.E.)
e Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa I.S.M.P.S. e.V. (1985)

 
 

Portal Brasil-Europa      Academia      I.S.M.P.S.      Revista     Contato     Impressum     Estatística


31.12.2013

Grandes momentos de 2013 - ocasião de recordações e agradecimentos. O ano que chega ao fim foi marcado por um número extraordinário de atividades voltadas aos estudos eurobrasileiros e que superaram expectativas quanto a cidades e países considerados, museus visitados e trabalhos elaborados e colocados gratuitamente à disposição a todos os interessados pela Internet.


Esse intenso trabalho não poderia ter sido realizado sem o apoio de muitos pesquisadores, abnegados e amigos, apoiantes, benfeitores, instituições, universidades e museus, que em geral permanecem sem ser mencionados e aos quais cabe o mais profundo agradecimento.


Precisa-se salientar que todas essas intensas atividades realizam-se de forma honorária e idealística, não se requerendo qualquer tipo de apoio financeiro a órgãos públicos, ministeriais e governamentais, sejam do Brasil ou de outros países. Evitam-se, assim, por princípio, questionabilidades quanto a gastos e emprêgo de verbas que foram alvos de críticas em alguns outros eventos, realizações e publicações relacionados com o Brasil de 2013.


Esse intenso trabalho não poderia ter sido realizado sem a dedicação despreendida e desinteressada  daqueles que atuam em silêncio no círculo mais interno da A.B.E./I.S.M:P.S., no seu secretariado e administração, cabendo aqui o agradecimento especial a A. Borges, V. Dreyer, P. Dreyer, K. Jetz, Th. Nebois, M. Hafner, S. Mendes, L. Müller, H. Hulskath, C. Napp e M. Hahne, assim como aos estudantes, doutorandos e outros participantes de ciclos, aos muitos conselheiros, além de consultores e correspondentes no Brasil. Entre aqueles que prestaram assistência como conselheiros de grande experiência de vida e pesquisa lembra-se em especial da Profa.DDra. J. de Andrade, Paraná. Enriquecedores foram encontros com a Profa. V. Matos, da Universidade do Rio de Janeiro, no presente em estudos de especialização na Alemanha.


Com gratidão deve-se pensar na iniciativa daqueles que de vários países e estados do Brasil entraram em contato com a A.B.E. para pedir e fornecer informações e trocar experiências, estabelecendo-se em muitos casos produtiva correspondência, em particular entre descendentes de imigrantes ou com pesquisadores da história técnica, da indústria e do comércio, lembrando-se aqui e.o. de D.R.B. da Silva, de Alagoas. Agradecimentos especiais por apoios locais e acompanhamentos pessoais cabe a N. Carvalho, M. Kolling, W. Cassalho, E. do Rego e D. Badari, de S. Paulo.


Entre os especialistas que contribuiram com fundamentais estudos para os trabalhos deve-se recordar em particular o Prof. Dr. L.F.Kaltner (UFF) e K. Jetz M.A.. Com gratidão lembra-se aqui também daqueles que tiveram a gentileza de enviar publicações e gravações, em parte em grande número para serem distribuídas, entre êles S. Maltese, pianista e pesquisadora de vasta e valiosa produção, assim como o Dr.S.Bittencourt Sampaio, autor de obras que se encontram em as mais significativas do panorama de estudos culturais do presente. Grande número de livros e materiais raros foram cedidos ou doados por G. e H. Hülskath, K. Jetz e Th. Nebois.


Agradecimento cabe às direções dos muitos museus e centros visitados, entre outros o Museu Histórico de S. Vicente, instituições das ilhas Canárias, em particular ao Instituto Canário e à Casa Colombo, à universidade Piaget de Mindelo e a instituições da Praia, aos museus ecológicos de Cevennes e de Fuerteventura, ao museu arqueológico e etnográfico de Danzig e a vários centros de países do Báltico e da Escandinávia, da Dinamarca, dos Países Baixos e Alemanha, em particular aqui de Berlim.


A mais sincera e inesquecível gratidão vale aos muitos intrevistados, músicos, artistas, estudantes e escolares, idosos, crianças e jovens que participaram de diferentes formas nas trocas-de-idéias e interações. Neste sentido, cabe uma menção especial de saudades e admiração pelas qualidades musicais e pelo calor humano aos amigos caboverdianos, lembrando-se aqui e.o. de A. J. G. dos Santos e dos cantores do Club Nautico






30.12.2013

Balanços e prospecções.São Paulo: A Intriga: obra de extraordinaria relevância da produção editorial. Às vésperas do término de 2013, cumpre que se saliente uma publicação recente que, diferentemente do que o seu título, subtítulo e forma de expressão possam sugerir, revela-se como imprescindível não apenas pelas fontes que oferece, como também pelas novas perspectivas que abre à análise de processos político-culturais: Dom Carlos Tasso de Saxe-Cobugo e Bragança, A Intriga: Retrospecto de intricados acontecimentos históricos e suas consequências no BrasilI Imperial, São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012, 383 págs, ilustr., anexos, bibliografia, índice onomásico (ISBN 978-85-396-0190-5).


O autor, formado no Colégio Santo Ignácio e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, dedicou-se, para além de suas atividades empreendedoras e diretivas na agricultura e na indústria, no Paraná e em São Paulo, a estudos históricos que levaram a muitas publicações que se concentram tematicamente sobretudo à época do Império brasileiro.


Para além dos acervos da família, o autor baseia-se nesta obra em trabalhos realizados em grande número de arquivos brasileiros e europeus.Trata-se, assim, de uma obra fundamentada, de rigor científico, que considera vastíssima documentação original, e que não pode ser tomada como simples romance histórico destinado apenas a trazer á luz de forma aliciante intrigas internacionais á época das negociações de casamento das princesas Isabel e Leopoldina, filhas de Pedro II°. A forma da narração não pode dar margens a mal-entendidos, e a discreta contenção de convencionalismos do eruditismo acadêmico em linguagem com valores literários que conquistam o leitor abre as portas a um público maior, possibilitando de forma empática e mesmo impercebida transformações de
visões, interpretações e paradigmas.


Também a discreta sugestão de que o livro trata de um retrospecto de acontecimentos históricos e suas consequências no Brasil Imperial não pode ofuscar a consciência de que aqui se trata de uma publicação de excepcional potencial crítico e mesmo implosivo na consideração de processos históricos, de consequências que muito ultrapassam o período encerrado pela República. A obra revela-se como sendo de grande atualidade, esclarecedora e a serviço de amplo esclarecimento, uma contribuição fundamental em época que intuitos ainda que bem intencionados de reconsideração e mesmo revalorização do passado monárquico no Brasil mesclam-se de forma por demais indiferenciada com sentimentalismos nostálgicos, pieguieces e mesmo obscuros reacionarismos de fundamentação religiosa. A obra de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança não é neste sentido de significado apenas para a história do Brasil, mas também para os estudos europeus, decorrência não só da internacionalidade propria do tema tratado, mas também pelas suas consequências para a interpretação histórica de processos nas suas implicações atuais, surgindo também aqui como contribuição a esclarecimentos e a um espírito esclarecedor nos estudos culturais.



29.12.2013

Lisboa e Vila do Bispo, Portugal. Balanço de atividades e Perspectivas. Suzana Mendes, cravista portuguesa, membro do ISMPS e professora da Escola Superior de Música de Düsseldorf e da Escola de Música de Bonn, descreveu e comentou atividades musicais realizadas no decorrer de 2013 em Portugal, salientando concerto de clavicórdio levado a efeito em museu de Lisboa e curso de música antiga na Vila do Bispo, cidade histórica dos Algarves. Este, com a participação de estudantes e especialistas em música antiga de outros países da Europa, em particular da França, abriu perspectivas para a sua continuidade, quando então também os valores naturais e paisagísticos da região deverão ser considerados na programação.



29.12.2013

New York, USA. Balanço de atividades e Perspectivas. Maria Pereira, pianista e cantora brasileira, nascida no Rio Grande do Sul e que desenvolveu intensas atividades como solista, professora e repetidora nos Festivais de Música de Curitiba e em São Paulo, desde há décadas atuante nos Estados Unidos, relatou a extraordinária intensificação de suas atividades e de brasileiros do seu círculo familiar em New York. O entusiasmo despertado em escolas de música levaram a uma situação de grande dinamismo e que poderia ser comparada àquela do início da década de 70 no Brasil.



26.12.2013

Santa Leopoldina, Espírito Santo. Mensagem de descendente de imigrantes. O Sr. R. V. Spillare entra em contato com a A.B.E. referindo-se a texto publicado na Revista Brasil-Europa: „Sou descendente desses bravos imigrantes que colonizaram o município de Santa Leopoldina, gostaria através deste e-mail parabenizar pela excelente matéria ‚ ‚De montanhas da Europa e das planícies da Pomerânea a Santa Leopoldina/Tirol“. Matéria qual faz menção à família de minha saudosa avó materna, os Egg, cujos pioneiros foram Joseph Egg, casado com Anna Arnold e os filhos Emília (minha bisavó) e Clemens. Mais uma vez, parabéns.“ (https://revista.brasil-europa.eu/143/Santa-Leopoldina-ES.html)



17.12.2013

Lançamento da Revista Brasil-Europa 146 (2013:6). Após retiro dedicado à preparação de textos desta sexta edição da publicação da ABE, colocou-se à disposição através da Internet de relatos de ciclos de estudos realizados no Ano Brasil-Alemanha 2013 da A.B.E. e que privilegiou sobretudo contextos pouco considerados do Leste, do Norte e do Mar Báltico. Esses estudos, desenvolvidos em diferentes cidades da Alemanha e de outros países, pela complexidade dos temas considerados, muitos deles inéditos, exigiram particular concentração de esforços dos pesquisadores envolvidos. A edição parte primordialmente do encontro realizado em Danzig/Gdansk, Polonia, em outubro de 2013, como noticiado, sendo os temas tratados à luz das reflexões encetadas nessa cidade. A passagem dos 10 anos de viagem de estudos a regiões de presença alemã na Silésia motivou a realização de estudos em Berlin-Schönenberg ao redor de uma escritora hoje esquecida, mãe de renomado americanista, autora de estudo dedicado à arte plumária indígena e que dirigiu a atenção ao papel da mulher na vida cultural alemã sob o ponto de vista dos estudos brasileiros. A edição, sendo lançada em período do Advento e Natal, tematizou no seu primeiro artigo elos entre tradições natalinas de comunidades de história colonial no Brasil com cidades da Saxônia, em particular com as Erzgebirge. Nesse contexto, considerou-se em particular um vulto da história das ciências nascido na região, celebrado como uma das grandes personalidades da Saxônia - e do Brasil Holandês - mas que deve ser considerado em contexto mais amplo: Georg Markgraf. (https://revista.brasil-europa.eu/ed.Bispo/Edicao_atual_1.html)



15.12.2013

Centro de Estudos da A.B.E., Gummersbach, Alemanha. Assembléia anual, balanço de atividades e determinação de trabalhos para 2014. Na Assembléia do corrente ano de membros da A.B.E. e do ISMPS foram consideradas as atividades desenvolvidas no corrente ano e que superaram em expectativas intensidade, em número de cidades, iniciativas e textos publicados. Um partcular agradecimento foi dirigido a todos que colaboraram nesses empreendimentos de dimensões em parte extraordinárias e incomuns. Considerou-se, nessa assembléia, os resultados de retiros realizados desde fins de outubro do corrente ano, como anunciado, que tiveram como objetivo refletir sobre caminhos e procedimentos até agora seguidos e traçar novos rumos para os trabalhos eurobrasileiros de 2014, retomando-se também a publicação de notícias interrompida durante esse período.



14.12.2013

Tiradentes, Minas Gerais. Casa da Elisa Freixo. Paixão Segundo São João de Johann Sebastian Bach. Anuncia-se a realização de curso da Profa. Elisa Freixo no período de 1 a 4 de Março, carnaval, e de 17 a 21 de abril, durante os feriados de Semana Santa, assim como no dia 21 de abril em Tiradentes. Dirigido a leigos e músicos, o curso propõe uma breve análise do período barroco, seguido por  uma audição comentada da Paixão Segundo São João, uma das mais importantes  obras musicais da história. Será feita
uma leitura comentada do texto do evangelho, tradução do texto original alemão para o português, análise do texto musical e dos elementos de representação retórica e numerológica utilizados por Bach nessa obra.



09.11.2013

Palácio de Eringerfeld, Alemanha. Retiro para reflexões internas dos trabalhos eurobrasileiros da A.B.E. e visita a museu de Arte Têxtil Popular.Como decidido por ocasião da visita de encerramento dos trabalhos de 2013 da A.B.E. em diferentes cidades européias realizadio em Danzig/Gdansk, Polonia, o mês de novembro e parte de dezembro do corrente ano foram dedicados a reuniões internas para a análise de atividades desenvolvidas, e que exigiram no corrente ano de forma excepcional consideráveis esforços humanos e materiais, assim como para reflexões voltadas à otimização de recursos e da efetividade dos trabalhos, definindo-se prioridades para 2014. Esse retiro teve lugar no Palácio de Eringerfeld, situado entre as regiões da Sauerland, da floresta de Teutoburg e da terra de Münster. Nesse ambiente histórico, remontante a fins da Idade Média e de conturbada história, a atenção é voltada à sua aparência arquitetônica marcada pelo Barroco e por reconstruções do século XIX. O edifício foi usado de 1946 a 1960 pelos Jesuítas, dando a seguir lugar a um internato. O programa do retiro de estudos incluiu uma visita ao Museu de Arte Textil Popular ali instalado, considerado sob a perspectiva da pesquisa de artesanato no Brasil.



29.10.2013

Sopot/Danzig, Polonia. Trabalhos e interrupção do noticiário para reestruturação dos trabalhos da A.B.E. e da Revista Brasil-Europa. Pelo término das jornadas em Danzig, efetuou-se uma visita a Sopot (Zoppot), principal balneário do Mar Báltico nessa atual região da Polonia, cidade que foi marcada no passado por vida social e cultural cosmopolita e cuja denominação significa „fonte“. Com essa visita encerrou-se o programa Luzes nas águas que correm e que foi dedicado a estudos de relações culturais entre cidades marcadas pelo termalismo na Europa e no Brasil, assim como à linguagem de imagens respectiva (https://revista.brasil-europa.eu/145/Vittel-Caxambu.html). As jornadas foram encerradas com uma visita a concerto na Filarmonia de Danzig e que veio de encontro ao interesse pelas interações entre estilos e esferas musicais que caracterizam os trabalhos da A.B.E. e do ISMPS.



29.10.2013

Danzig, Polonia. Projeto Âmbar: encerramento do ano Alemanha/Brasil 2013 da A.B.E. e do ano motivado por Marseille como Capital Européia da Cultura. Com jornadas realizadas de 25 a 27 de outubro em Danzig, Polonia, encerrou-se o ciclo de estudos efetuados em países do Leste e do Norte da Europa e dedicados ao complexo temático O Báltico e as relações Alemanha/Brasil ( https://revista.brasil-europa.eu/143/Baltico-Brasil.html). Ao mesmo tempo, encerraram-se os trabalhos prioritariamente dedicados às relações entre a Alemanha e o Brasil da A.B.E..e aqueles motivados por Marseille como Capital Européia da Cultura, da qual Danzig é parceira. Danzig, antiga cidade da Hansa, localizada na foz do Weichsel, principal cidade da Pomerânia, é cidade de particular relevância para os estudos de pressupostos histórico-culturais dos pomeranos que emigraram para o Brasil. O museu arqueológico e etnológico de Danzig oferece importantes subsídios para esses estudos. Danzig foi cidade marcada pela presença alemã, em particular à época da Ordem Alemã na Idade Média. Após a queda de Constantinopla, em 1453, e o bloqueio do Bósporo, tornou-se importante centro de transações comerciais e intercâmbios culturais no continente, com extensões em regiões extra-européias. Os elos com o sul da Europa e com regiões fora da Europa remontavam já à Antiguidade, uma vez que a cidade sempre foi centro da produção e do comércio de âmbar. Chegou a ser conhecida como Veneza do Norte. Destruída na Segunda Guerra e tendo a sua população alemã expulsa, foi reconstruída de forma que surpreende os visitantes na atualidade. Entre as instituições visitadas, salientaram-se aquelas que puderam ser consideradas sob aspectos tratados em outros contextos, por ex. a sua importante Irmandade de S. Jorge. Particular atenção mereceu a Corte de Artur, monumento histórico-cultural, artístico e arquitetônico, de importância pelos elos com as gestas medievais e romances que permaneceram vivos no patrimônio cultural de Portugal e do Brasil. A exposição dedicada ao culto mariano em Danzig - sendo Maria venerada como rainha dos mares e do oceano - pode ser considerada à luz de trabalhos anteriores e no contexto das vias a Santiago de Compostela e que, partindo do Norte da Europa, atravessavam a atual Alemanha, a França e se dirigiam ao Extremo Ocidente na Galícia. Desta forma, as reflexões em Danzig puderam relacionar-se com vários temas tratados pela A.B.E. nos últimos anos, em particular os atuais efetuados em regiões francesas. Foi, assim, cidade particularmente adequada para o encerramento dos trabalhos interno-europeus referenciados pelo Brasil de 2013.



29.10.2013

Lignan-sur-Orb, Hérault. França mediterrânea e os estudos euro-brasileiros. No ciclo de estudos em cidades francesas não foram considerados apenas campos de relações entre a França e a Alemanha no decorrer da história e do presente como um dos fundamentos dos estudos interno-europeus nas suas irradiações extra-européias (Veja notícia), mas sim também e sobretudo a região mediterrânea da França por motivo da celebração de Marseille como Capital Européia da Cultura 2013 (https://revista.brasil-europa.eu/145/Estudos-regionais-franceses-e-Brasil.html). Para além da consideração especial de cidades como Nîmes, Béziers e Narbonne (Veja https://revista.brasil-europa.eu/145/Nimes-Brasil.html; https://revista.brasil-europa.eu/145/Narbonne-Elos-ibericos.html), foram tratados aspectos gerais dos estudos euro-mediterrâneos no castelo de Lignan-sur-Orb em Langedoc-Roussilon. Os estudos euro-mediterrâneos sob a perspectiva do Brasil não são recentes, podendo-se salientar os diálogos conduzidos pela A.B.E. com o Instituto Euro-Mediterrâneo de Sardegna (https://revista.brasil-europa.eu/095/Instituto-Euromediterraneo.htm: https://revista.brasil-europa.eu/095/Fundamentos-do-Dialogo.htm); também Marseille abriga importante centro de estudos nessa área. Para os estudos referenciados segundo o Brasil, uma Euro-Mediterranística revela-se como relevante sob muitos aspectos. Salientou-se, em 2012, o seu significado no estudo de fundamentos de processos culturais na Antiguidade em relações Mediterrâneo/Atlântico e, em 2013, questões da romanização e dos elos com a Península Ibérica. A proximidade cultural da região francesa do Mediterrâneo com o mundo ibérico surge como  elucidativa do interesse pela América Latina e pelo Brasil no universo cultural parisiense e pode abrir perspectivas também para estudos de relações entre a Espanha e o Brasil, considerando-se a importância dos elos com a França na história cultural e no presente de ambos os países. O castelo de Lignan apresenta hoje sobretudo na forma que obteve no século XVII quando foi residência de verão dos bispos de Béziers.



29.10.2013

Rigny, Franche-Comté. Relações França/Alemanha e os estudos euro-brasileiros: 30 anos de Semana de Música Teuto-Francesa. O cíclo de estudos levado a efeito em cidades francesas no verão europeu de 2013 relembrou a Semana de Música Teuto-Francesa realizada por iniciativa e ampla participação de brasileiros em Leichlingen e Marly-le-Roi em 1983 (https://revista.brasil-europa.eu/145/Estudos-regionais-franceses-e-Brasil.html). Reconsiderou-se, em particular em estadia de estudos em Rigny, nos dias 14 e 15 de setembro, o contexto político-cultural em que se efetuou e os impulsos que forneceu para os trabalhos que se seguiram. À época, o estreitamento das relações entre a França e a Alemanha sob o signo da integração européia levou à tematização da complexa história de elos entre os dois países no decorrer da história. A consideração diferenciada desse campo de forças interno-europeu surge como fundamental para estudos culturais em geral e, em particular, histórico-musicais nas suas repercussões no mundo extra-europeu. Sobretudo em regiões francesas vizinhas à atual Alemanha e alemãs vizinhas à França pode-se estudar problemas derivados da mudança de inserções políticas de territórios no decorrer da história, como é o caso da Alsácia e Lorraine. As dimensões desse campo de relações e tensões entre as esferas francesas e alemãs ultrapassam porém a área regional. Também a „influência francesa“ ou a „influência alemã“ na cultura e, em particular, na música no Brasil necessitam ser tratadas sob o pano de fundo dessas fundamentais relações interno-européias. Como tratado de forma pioneira há 30 anos, o estudo das relações franco-alemãs permanece coluna fundamental nos estudos europeus nas suas irradiações e extensões em contextos transcontinentais. Reflexões acerca dos caminhos até hoje tomados nos estudos franco-teuto-brasileiros e suas perspectivas para o futuro foram desenvolvidas no castelo de Rigny, no Departamento Haute-Saône, na região Franche-Comté; ainda em propriedade particular, foi edificado no século XVII.



28.10.2013

Moncarapacho/Portugal. D. Pedro-Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança e os alemães. Referindo-se a artigo publicado na Revista Brasil-Europa sobre a estadia no Brasil do oficial prussiano Emanuel Karl Heinrich Schmiesing von Korff ( https://revista.brasil-europa.eu/143/Principe-brasileiro-e-Deutschtum.html), Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança confirma que o mesmo disse respeito a seu tio-avô, o Príncipe Dom Pedro-Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança. Salienta que as palavras do oficial não devem obscurecer a admiração pela Alemanha e pelos alemães por parte da família imperial brasileira. A Senac de São Paulo está editando um livro de sua autoria de título „Dom Pedro II na Alemanha - uma amizade tradicional“.



28.10.2013

Buenos Aires. Seminário sobre Marius Schneider. O compositor Luís Mucillo realizou um seminário nos dias 3, 10, 17 e 24 de outubro sobre Marius Schneider - O símbolo na música. O compositor propôs-e a apresentar e orientar a leituras das principais obras de Schneider, incluindo „A origem musical dos animais simbolos na mitologia e escultura antigas“ e, sob essa perspectiva, analisar fragmentos musicais que permitem exemplificar o funcionamento do sistema teórico-simbólico de Marius Schneider.



09.10. 2013

Porto Alegre. Musica mundana - conjunto de músicas antigas e tradicionais. No segundo dia do primeiro Simpósio de Estética e Filosofia da Música da UFRGS, realizar-se-a, no dia 18 de outubro, no auditório Tasso Corrêa/IA UFRGS concerto de conjunto constituído pelos músicos F. D. Alves, F. L. de Mattos, H. de O. Nunes, L. Alves, com o seguinte programa: Canto de Seikilos (séc. II a.C.), Ja nuns hons pris, de Ricardo I Coração de Leão (1157-1199), Canção sefardita - La rosa enfloresce, Durme - e Assi como Jesu Cristo de D. Afonso O Sábio (1109-11859), das Cantigas de Santa Maria. Os instrumentos que serão utilizados: Violino, Harpa celta, Alaúde árabe (oud), Guitarra latina (citola), Pau-de-chuva, Darbuka, Bendir e Bodhran.(UFRGS)



09.10. 2013

Porto Alegre. Espetáculo ‚As estações“: Canção Brasileira de Câmara e Poesia. Realiza-se, no dia 17 de outubro, no Auditório Tasso Corrêa/IA UFRGS, como abertura do primeiro Simpósio de Estética e Filosofia da Música da UFRGS, o espetáculo „As estações“, resultado da pesquisa de canções de câmara e poesias do repertório erudito brasileiro, tendo a memória como temática. A alternância das estações, assim como outros ciclos da natureza, representa a passagem do tempo, remetendo o ouvinte à percepção do movimento entre pontos de partida e chegada. O espetáculo inclui obras de H. Villa-Lobos, A. Nepomuceno, N. Henn, D. Cervo, R. Miranda, G. Mendes, J. Penalva, H. de Curitiba e C. Baroloni. As canções foram arranjadas por F. Mattos para diversas formações, solo ou duo vocal e instrumento (violão decacorde e viola caipira) ou trio vocal a capella. A concepção e direção artística cabe a C. Bourscheid e L. Kiefer. (UFRGS)



06.10.2013

Wuppertal. Presença brasileira no encontro de Bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. A Profa. Valeria Silva Matos, que se encontra na Alemanha como bolsista realizando estudos que acompanham o seu doutorado na Universidade do Rio de Janeiro - UNI-Rio, proferiu uma palestra em encontro promovido pelo DAAD no dia 6 de julho em Wuppertal, quando ofereceu um panorama geral da música sacro-coral no Brasil, obtendo positiva ressonância.



02.10.2013

Rio de Janeiro. Relançamento de O imperador no Exílio do Conde de Affonso Celso. Lalila Vils, Presidente do IDII (Instituto Cultural D. Isabel I A Redentora) divulga o convite da Academia Brasileira de Letras, do IDII e do Linotipo Digital Editora e Livraria para o relançamento de livro do Conde de Affonso Celso (1860-1938) a se realizar em 17 de outubro de 2013 no Petit Trianon, Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro.  O autor trata na sua obra dos últimos dias de Pedro II (1825-1891), da partida da família imperial até o seu falecimento em Paris. O livro é dirigido à Princesa Isabel (1846-1921) na perspectiva do Conde de Affonso Celso, filho do Visconde de Ouro Preto (1836-1912), último presidente do Conselho de Ministros do Império. Na segunda parte, o autor considera os esforços para o repatriamento dos restos mortais e Pedro II e de D. Thereza Christina e a história do empenho para a construção de estátua em Petrópolis. A reedição é acompanhada por uma biografia do autor de Bruno de Cerqueira. Affonso Celso de Assis
Figueiredo Júnior, com título concedido pela Santa Sé, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira nº 36. Presidiu o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Foi advogado, formado em 1880 pela Faculdade de Direito de São Paulo, e político abolicionista, tendo sido eleito para quatro mandatos por Minas Gerais. Foi um jovem parlamentar crítico de Pedro II e pró-República. Ao conviver com o Imperador no exílio, de quem tornou-se amigo, pôde testemunhar sua envergadura, honestidade e preparo. (L. Vails)



01.10.2013

Campina Grande do Sul, PR. Celebração de Sta. Teresa de Lisieux (1873-1897). A Ir. Miria T. Kolling comunica a sua participação na parte musical da celebração de Sta. Teresinha do Menino Jesus em Campina Grande do Sul, PR, pelo 30 de setembro, dia de sua morte. Referindo-se expressamente à Sta. Teresa de Lisieux como „santa das rosas“, salienta o cultivo de rosas no jardim das Irmãs Hospitaleiras daquela cidade. A sua atenção vem de encontro ao ao interesse atual despertado pelos estudos relativos à imagem da rosa e àquela da chuva de rosas nos estudos eurobrasileiros conduzidos na Turquia, motivados pela festa das rosas na cidade de Moers, Alemanha (Veja https://revista.brasil-europa.eu/144/Rosas-da-Turquia-e-do-Brasil.html). Também Teresinha do Menino Jesus, a
santa das rosas, teria prometido enviar uma chuva de rosas. Ao mesmo tempo, a celebração mencionada de uma santa francesa vem de encontro aos ciclos de estudos realizados na França no verão do corrente ano. (Foto M. Kolling)




« Notícias anteriores         Notícias mais recentes »





























 


Rêde de correspondentes da organização
Direção geral: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo, Universidade de Colonia


para comunicados: Contato

coordenação e redação: colaboradores do Centro de Estudos Brasil-Europa



« Notícias anteriores         Notícias mais recentes »