
Notícias atuais
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa (A.B.E.)
e Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa I.S.M.P.S. e.V. (1985)
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa (A.B.E.)
e Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa I.S.M.P.S. e.V. (1985)
31.12.2013
Esse intenso trabalho não poderia ter sido realizado sem o apoio de muitos pesquisadores, abnegados e amigos, apoiantes, benfeitores, instituições, universidades e museus, que em geral permanecem sem ser mencionados e aos quais cabe o mais profundo agradecimento.
Precisa-se salientar que todas essas intensas atividades realizam-se de forma honorária e idealística, não se requerendo qualquer tipo de apoio financeiro a órgãos públicos, ministeriais e governamentais, sejam do Brasil ou de outros países. Evitam-se, assim, por princípio, questionabilidades quanto a gastos e emprêgo de verbas que foram alvos de críticas em alguns outros eventos, realizações e publicações relacionados com o Brasil de 2013.
Esse intenso trabalho não poderia ter sido realizado sem a dedicação despreendida e desinteressada daqueles que atuam em silêncio no círculo mais interno da A.B.E./I.S.M:P.S., no seu secretariado e administração, cabendo aqui o agradecimento especial a A. Borges, V. Dreyer, P. Dreyer, K. Jetz, Th. Nebois, M. Hafner, S. Mendes, L. Müller, H. Hulskath, C. Napp e M. Hahne, assim como aos estudantes, doutorandos e outros participantes de ciclos, aos muitos conselheiros, além de consultores e correspondentes no Brasil. Entre aqueles que prestaram assistência como conselheiros de grande experiência de vida e pesquisa lembra-se em especial da Profa.DDra. J. de Andrade, Paraná. Enriquecedores foram encontros com a Profa. V. Matos, da Universidade do Rio de Janeiro, no presente em estudos de especialização na Alemanha.
Com gratidão deve-se pensar na iniciativa daqueles que de vários países e estados do Brasil entraram em contato com a A.B.E. para pedir e fornecer informações e trocar experiências, estabelecendo-se em muitos casos produtiva correspondência, em particular entre descendentes de imigrantes ou com pesquisadores da história técnica, da indústria e do comércio, lembrando-se aqui e.o. de D.R.B. da Silva, de Alagoas. Agradecimentos especiais por apoios locais e acompanhamentos pessoais cabe a N. Carvalho, M. Kolling, W. Cassalho, E. do Rego e D. Badari, de S. Paulo.
Entre os especialistas que contribuiram com fundamentais estudos para os trabalhos deve-se recordar em particular o Prof. Dr. L.F.Kaltner (UFF) e K. Jetz M.A.. Com gratidão lembra-se aqui também daqueles que tiveram a gentileza de enviar publicações e gravações, em parte em grande número para serem distribuídas, entre êles S. Maltese, pianista e pesquisadora de vasta e valiosa produção, assim como o Dr.S.Bittencourt Sampaio, autor de obras que se encontram em as mais significativas do panorama de estudos culturais do presente. Grande número de livros e materiais raros foram cedidos ou doados por G. e H. Hülskath, K. Jetz e Th. Nebois.
A mais sincera e inesquecível gratidão vale aos muitos intrevistados, músicos, artistas, estudantes e escolares, idosos, crianças e jovens que participaram de diferentes formas nas trocas-de-idéias e interações. Neste sentido, cabe uma menção especial de saudades e admiração pelas qualidades musicais e pelo calor humano aos amigos caboverdianos, lembrando-se aqui e.o. de A. J. G. dos Santos e dos cantores do Club Nautico
30.12.2013
O autor, formado no Colégio Santo Ignácio e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, dedicou-se, para além de suas atividades empreendedoras e diretivas na agricultura e na indústria, no Paraná e em São Paulo, a estudos históricos que levaram a muitas publicações que se concentram tematicamente sobretudo à época do Império brasileiro.
Também a discreta sugestão de que o livro trata de um retrospecto de acontecimentos históricos e suas consequências no Brasil Imperial não pode ofuscar a consciência de que aqui se trata de uma publicação de excepcional potencial crítico e mesmo implosivo na consideração de processos históricos, de consequências que muito ultrapassam o período encerrado pela República. A obra revela-se como sendo de grande atualidade, esclarecedora e a serviço de amplo esclarecimento, uma contribuição fundamental em época que intuitos ainda que bem intencionados de reconsideração e mesmo revalorização do passado monárquico no Brasil mesclam-se de forma por demais indiferenciada com sentimentalismos nostálgicos, pieguieces e mesmo obscuros reacionarismos de fundamentação religiosa. A obra de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança não é neste sentido de significado apenas para a história do Brasil, mas também para os estudos europeus, decorrência não só da internacionalidade propria do tema tratado, mas também pelas suas consequências para a interpretação histórica de processos nas suas implicações atuais, surgindo também aqui como contribuição a esclarecimentos e a um espírito esclarecedor nos estudos culturais.
Lisboa e Vila do Bispo, Portugal. Balanço de atividades e Perspectivas. Suzana Mendes, cravista portuguesa, membro do ISMPS e professora da Escola Superior de Música de Düsseldorf e da Escola de Música de Bonn, descreveu e comentou atividades musicais realizadas no decorrer de 2013 em Portugal, salientando concerto de clavicórdio levado a efeito em museu de Lisboa e curso de música antiga na Vila do Bispo, cidade histórica dos Algarves. Este, com a participação de estudantes e especialistas em música antiga de outros países da Europa, em particular da França, abriu perspectivas para a sua continuidade, quando então também os valores naturais e paisagísticos da região deverão ser considerados na programação.
New York, USA. Balanço de atividades e Perspectivas. Maria Pereira, pianista e cantora brasileira, nascida no Rio Grande do Sul e que desenvolveu intensas atividades como solista, professora e repetidora nos Festivais de Música de Curitiba e em São Paulo, desde há décadas atuante nos Estados Unidos, relatou a extraordinária intensificação de suas atividades e de brasileiros do seu círculo familiar em New York. O entusiasmo despertado em escolas de música levaram a uma situação de grande dinamismo e que poderia ser comparada àquela do início da década de 70 no Brasil.
26.12.2013
Lançamento da Revista Brasil-Europa 146 (2013:6). Após retiro dedicado à preparação de textos desta sexta edição da publicação da ABE, colocou-se à disposição através da Internet de relatos de ciclos de estudos realizados no Ano Brasil-Alemanha 2013 da A.B.E. e que privilegiou sobretudo contextos pouco considerados do Leste, do Norte e do Mar Báltico. Esses estudos, desenvolvidos em diferentes cidades da Alemanha e de outros países, pela complexidade dos temas considerados, muitos deles inéditos, exigiram particular concentração de esforços dos pesquisadores envolvidos. A edição parte primordialmente do encontro realizado em Danzig/Gdansk, Polonia, em outubro de 2013, como noticiado, sendo os temas tratados à luz das reflexões encetadas nessa cidade. A passagem dos 10 anos de viagem de estudos a regiões de presença alemã na Silésia motivou a realização de estudos em Berlin-Schönenberg ao redor de uma escritora hoje esquecida, mãe de renomado americanista, autora de estudo dedicado à arte plumária indígena e que dirigiu a atenção ao papel da mulher na vida cultural alemã sob o ponto de vista dos estudos brasileiros. A edição, sendo lançada em período do Advento e Natal, tematizou no seu primeiro artigo elos entre tradições natalinas de comunidades de história colonial no Brasil com cidades da Saxônia, em particular com as Erzgebirge. Nesse contexto, considerou-se em particular um vulto da história das ciências nascido na região, celebrado como uma das grandes personalidades da Saxônia - e do Brasil Holandês - mas que deve ser considerado em contexto mais amplo: Georg Markgraf. (https://revista.brasil-europa.eu/ed.Bispo/Edicao_atual_1.html)
Centro de Estudos da A.B.E., Gummersbach, Alemanha. Assembléia anual, balanço de atividades e determinação de trabalhos para 2014. Na Assembléia do corrente ano de membros da A.B.E. e do ISMPS foram consideradas as atividades desenvolvidas no corrente ano e que superaram em expectativas intensidade, em número de cidades, iniciativas e textos publicados. Um partcular agradecimento foi dirigido a todos que colaboraram nesses empreendimentos de dimensões em parte extraordinárias e incomuns. Considerou-se, nessa assembléia, os resultados de retiros realizados desde fins de outubro do corrente ano, como anunciado, que tiveram como objetivo refletir sobre caminhos e procedimentos até agora seguidos e traçar novos rumos para os trabalhos eurobrasileiros de 2014, retomando-se também a publicação de notícias interrompida durante esse período.
14.12.2013
09.11.2013
Sopot/Danzig, Polonia. Trabalhos e interrupção do noticiário para reestruturação dos trabalhos da A.B.E. e da Revista Brasil-Europa. Pelo término das jornadas em Danzig, efetuou-se uma visita a Sopot (Zoppot), principal balneário do Mar Báltico nessa atual região da Polonia, cidade que foi marcada no passado por vida social e cultural cosmopolita e cuja denominação significa „fonte“. Com essa visita encerrou-se o programa Luzes nas águas que correm e que foi dedicado a estudos de relações culturais entre cidades marcadas pelo termalismo na Europa e no Brasil, assim como à linguagem de imagens respectiva (https://revista.brasil-europa.eu/145/Vittel-Caxambu.html). As jornadas foram encerradas com uma visita a concerto na Filarmonia de Danzig e que veio de encontro ao interesse pelas interações entre estilos e esferas musicais que caracterizam os trabalhos da A.B.E. e do ISMPS.
29.10.2013
Lignan-sur-Orb, Hérault. França mediterrânea e os estudos euro-brasileiros. No ciclo de estudos em cidades francesas não foram considerados apenas campos de relações entre a França e a Alemanha no decorrer da história e do presente como um dos fundamentos dos estudos interno-europeus nas suas irradiações extra-européias (Veja notícia), mas sim também e sobretudo a região mediterrânea da França por motivo da celebração de Marseille como Capital Européia da Cultura 2013 (https://revista.brasil-europa.eu/145/Estudos-regionais-franceses-e-Brasil.html). Para além da consideração especial de cidades como Nîmes, Béziers e Narbonne (Veja https://revista.brasil-europa.eu/145/Nimes-Brasil.html; https://revista.brasil-europa.eu/145/Narbonne-Elos-ibericos.html), foram tratados aspectos gerais dos estudos euro-mediterrâneos no castelo de Lignan-sur-Orb em Langedoc-Roussilon. Os estudos euro-mediterrâneos sob a perspectiva do Brasil não são recentes, podendo-se salientar os diálogos conduzidos pela A.B.E. com o Instituto Euro-Mediterrâneo de Sardegna (https://revista.brasil-europa.eu/095/Instituto-Euromediterraneo.htm: https://revista.brasil-europa.eu/095/Fundamentos-do-Dialogo.htm); também Marseille abriga importante centro de estudos nessa área. Para os estudos referenciados segundo o Brasil, uma Euro-Mediterranística revela-se como relevante sob muitos aspectos. Salientou-se, em 2012, o seu significado no estudo de fundamentos de processos culturais na Antiguidade em relações Mediterrâneo/Atlântico e, em 2013, questões da romanização e dos elos com a Península Ibérica. A proximidade cultural da região francesa do Mediterrâneo com o mundo ibérico surge como elucidativa do interesse pela América Latina e pelo Brasil no universo cultural parisiense e pode abrir perspectivas também para estudos de relações entre a Espanha e o Brasil, considerando-se a importância dos elos com a França na história cultural e no presente de ambos os países. O castelo de Lignan apresenta hoje sobretudo na forma que obteve no século XVII quando foi residência de verão dos bispos de Béziers.
29.10.2013
28.10.2013
Buenos Aires. Seminário sobre Marius Schneider. O compositor Luís Mucillo realizou um seminário nos dias 3, 10, 17 e 24 de outubro sobre Marius Schneider - O símbolo na música. O compositor propôs-e a apresentar e orientar a leituras das principais obras de Schneider, incluindo „A origem musical dos animais simbolos na mitologia e escultura antigas“ e, sob essa perspectiva, analisar fragmentos musicais que permitem exemplificar o funcionamento do sistema teórico-simbólico de Marius Schneider.
Porto Alegre. Musica mundana - conjunto de músicas antigas e tradicionais. No segundo dia do primeiro Simpósio de Estética e Filosofia da Música da UFRGS, realizar-se-a, no dia 18 de outubro, no auditório Tasso Corrêa/IA UFRGS concerto de conjunto constituído pelos músicos F. D. Alves, F. L. de Mattos, H. de O. Nunes, L. Alves, com o seguinte programa: Canto de Seikilos (séc. II a.C.), Ja nuns hons pris, de Ricardo I Coração de Leão (1157-1199), Canção sefardita - La rosa enfloresce, Durme - e Assi como Jesu Cristo de D. Afonso O Sábio (1109-11859), das Cantigas de Santa Maria. Os instrumentos que serão utilizados: Violino, Harpa celta, Alaúde árabe (oud), Guitarra latina (citola), Pau-de-chuva, Darbuka, Bendir e Bodhran.(UFRGS)
09.10. 2013
Wuppertal. Presença brasileira no encontro de Bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. A Profa. Valeria Silva Matos, que se encontra na Alemanha como bolsista realizando estudos que acompanham o seu doutorado na Universidade do Rio de Janeiro - UNI-Rio, proferiu uma palestra em encontro promovido pelo DAAD no dia 6 de julho em Wuppertal, quando ofereceu um panorama geral da música sacro-coral no Brasil, obtendo positiva ressonância.
02.10.2013
01.10.2013
« Notícias anteriores Notícias mais recentes »
Rêde de correspondentes da organização
Direção geral: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo, Universidade de Colonia
para comunicados: Contato
coordenação e redação: colaboradores do Centro de Estudos Brasil-Europa